
Ampliação da UBS é aos fundos do Cais Foto: Joanes Araujo/Especial TP
Com investimento de recursos próprios do município, Governo do Estado e recursos oriundos da Consulta Popular, as obras de ampliação e reestruturação do Centro de Atendimento Integrado a Saúde de Hulha Negra (Cais) Hulha Negra seguem avançando. Quem entra no prédio logo percebe a movimentação atípica na Unidade que presta atendimento a todo o município. Duas obras avançam simultaneamente com o intuito de proporcionar melhorias no serviço prestado a comunidade.

Secretário Elias Scoto diz que ampliação vai melhorar os atendimentos Foto: Joanes Araujo/Especial TP
O piso do Cais, popularmente conhecido por Hospital, está sendo trocado. No lugar do antigo piso emborrachado, está sendo aplicado blocos de porcelanato que contemplam as áreas dos corredores e as áreas internas das salas da Unidade. O atual secretário municipal de Saúde, Elias Scoto Ritta, lembra que a obra era aguardada pela Administração e foi possível graças ao investimento que o município aplicou, com recursos próprios, em contrapartida ao recurso disponibilizado através da Consulta Popular.

Prédio está recebendo piso em porcelanato Foto: Joanes Araujo/Especial TP
Paralelo a obra do piso, está a ampliação da Unidade Básica de Saúde. A ampliação tem a estimativa inicial de aproximadamente R$ 350 mil com recursos do programa Avançar na Saúde, do Governo do Estado, com contrapartida do município.
Elias entende que à medida que a população cresce, a demanda por serviços de saúde também aumenta. “Ampliar a UBS permitirá atender um maior número de pacientes de maneira mais eficiente. Com mais espaço e recursos, o tempo de espera por consultas e procedimentos, por exemplo, será reduzido, proporcionando um atendimento mais ágil. A ampliação proporcionará espaço adequado para nossos profissionais de Saúde que terão melhores condições de trabalho, o que pode aumentar a eficiência e a qualidade do atendimento prestado. Enfim, estruturas ampliadas e modernizadas oferecem um ambiente mais seguro e confortável tanto para os pacientes quanto para os funcionários” exemplifica o secretário.