Primeiro ano

E não é que faz mais de um ano que Lula é presidente do Brasil, neste mandato. Primeiro ano que saiu melhor que a encomenda.

O ano de 2023 encerrou com a Bolsa de Valores nos mais altos índices históricos. Coisa de deixar a elite em festa. Os governos de Lula sempre foram generosos com a elite. E tem um olhar para os mais pobres. Coisa que os da elite não toleram.

A Petrobrás mudou as regras para estabelecer os preços dos combustíveis. Os preços ficaram estáveis e muito abaixo dos maiores preços dos tempos de Bolsonaro, quando o povo era saqueado para a Petrobrás dar grandes lucros e pagar centenas de bilhões de dólares aos acionistas, 42% deles são estrangeiros,  21% brasileiros e o restante é do povo brasileiro representado pelo governo federal, 37%; governo que detém pouco mais de 50% das ações com direito a voto. E na Bolsa de Valores uma ação da Petrobrás mantém aproximadamente o valor de um ano atrás. Como qualquer um pode perceber, quem manda nas regras é o presidente do país que indica quem vota, a maioria, no Conselho da Petrobrás.

Naturalmente sempre há quem venha na contramão do interesse público. No ano que passou o Banco Central, independente (dos interesses dos mais pobres), manteve os juros muito acima do razoável, para delírio da elite que investe no Tesouro Direto e ganha fortunas produzindo nada e plantando dinheiro para ganhar mais dinheiro.

Passados os primeiros dias de delírios golpistas o país voltou a normalidade e o escândalo das joias sauditas, das quais Bolsonaro e Michelle pretendiam se apropriar furtivamente, acabou com qualquer dúvida, se é que alguém ainda tinha, da duvidosa honestidade do ex -presidente. Coisa de cair na real e acabar com o mito.

O Brasil que encerrou 2023 é um país que fez as pazes com o mundo e onde as manifestações oficiais, ainda que eventualmente questionáveis, tem sido, do ponto de vista diplomático, razoáveis e aceitáveis, na opinião da maioria.

No que depende do governo federal, parece que estamos indo bem. Vamos ver 2024. Lula tem um compromisso que vai muito além do Brasil. Lula precisa mostrar que esta tal democracia vale a pena. De loucos o mundo está cheio. E de loucos que estão loucos para chegar ao poder.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook