Deus lhe pague

Por me deixar respirar, por me deixar existir, Deus lhe pague, dizia a música de Chico Buarque cuja letra foi escrita nos tempos da ditadura militar. Bons tempos diriam alguns. Comparando com hoje, eram tempos de se considerar.
Chico Buarque foi além, “Pelo prazer de chorar… Pela piada no bar…”. Eram outros tempos, Marias e Clarices citadas na música de João Bosco e Aldir Blanc “O bêbado e o equilibrista” choravam por coisa pouca. Aldir Blanc morreu com covid.
Os que hoje estão no poder se compararem aos militares dos anos 70 é uma ofensa aos militares daqueles tempos. Não é que aqueles fossem bons, não eram, mas também não eram medíocres de todo.
Chico falava da piada do bar. Coisa de rir, coisa da boa, com uma cachacinha, Praianinha, 3 Fazendas, Marumbi, quem sabe uma 51? Hoje a piada sai da boca do presidente que não cansa de fazer piada em velório.
Marias e Clarices choravam a morte de alguns, talvez centenas, poucos, bem poucos milhares, no máximo. Hoje choram centenas de milhares, sem consolo de uma autoridade maior que, era de se esperar, se nada pudesse fazer, servisse de ombro amigo.
Chico falava do “prazer de chorar”, que talvez fosse uma ironia de quem dizia, “Apesar de você, amanhã há de ser outro dia” e hoje, nem mesmo prazer irônico cabe ao povo brasileiro chorar.
Chico agradecia, “Por me deixar respirar, por me deixar existir” e isto parecia coisa muita de se agradecer. Hoje, não há o que agradecer a quem nem sequer tem poder de “me deixar respirar”. Nem mesmo o direito de adoecer resta ao nosso povo.
Em 20 de janeiro de 2021, quando Trump deixou a presidência dos Estados Unidos, a média de mortes nos últimos sete dias no país era de 3.056 por dia. Biden tomou posse, transformou o combate ao coronavírus em prioridade total do governo e em 03 de março de 2021, a mesma média caiu para 1.777.
Em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu transformou o combate ao vírus e a vacinação em prioridade número 1. Israel é hoje exemplo das melhores práticas para o mundo.
Biden e Netanyahu se vacinaram em evento público. Seguindo a regra que diz que o bom líder deve dar o exemplo.
Aprendi que àqueles que oferecem a face do mal devemos oferecer a face do bem. Neste momento, como escreveu Chico Buarque, Deus lhe pague.

Comentários do Facebook