TRATAMENTO DO CÂNCER

Projeto de hospital oncológico em Bagé é apresentado à ministra da Saúde

Prefeito Mainardi defende que nova estrutura seja batiza de Edgar Abip Muza

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve em Bagé nesta quinta-feira (23), onde recebeu do prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT) e da provedoria da Santa Casa de Caridade, o projeto para a construção de um hospital para o tratamento do câncer, anexo à atual estrutura da Santa Casa. Durante a visita, Nísia Trindade entregou duas ambulâncias, que irão qualificar o atendimento do Samu no município.

A primeira visita da ministra em Bagé foi ao Serviço de Radioterapia da Santa Casa, que recebe, atualmente, mais de 20 novos pacientes por mês. Ela também esteve no novo bloco obstétrico, recentemente reformado. Na ocasião, o vice-provedor da Santa Casa, Carlos Eduardo Oliveira dos Santos, falou sobre o crescimento do hospital e apresentou a demanda da região pela construção de um hospital oncológico. O projeto prevê, segundo o vice-provedor, três unidades exclusivas para pacientes com câncer, incluindo uma unidade para a o tratamento pediátrico. Cada unidade deve contar com 23 leitos. “Esse projeto é fruto de uma conversa que tive com o prefeito Mainardi há cerca de dois anos e ele me pediu um projeto que beneficiasse não só o hospital, mas que causasse muito impacto na saúde dos bageenses e da região”, explicou o médico.

Na ocasião, o prefeito Luiz Fernando Mainardi destacou que a construção do hospital é uma reivindicação não só da Santa Casa, mas de toda a região. “O nosso pedido é para que o governo comece a trabalhar com o fortalecimento desta proposta, de ampliar o sistema oncológico da Santa Casa. E renovamos, mais uma vez, a nossa disposição de total parceria para que a Santa Casa continue oferecendo os melhores serviços para a nossa comunidade de Bagé e região”, disse.

Sobre o assunto, Nísia afirmou que levará a demanda ao presidente Lula e propôs que os deputados também trabalhem em conjunto pela questão. “Vamos olhar com toda atenção (para o pedido), mas, mais do que olhar com toda atenção (…) vamos trabalhar juntos sobre como avançar, o que podemos fazer, contando sempre com os nossos deputados, como tem que ser”, disse Nísia Trindade.

EDGAR MUZA

Mainardi defendeu em suas redes sociais que, em se concretizando a ideia do hospital, ele seja batizado de Edgar Abip Muza. A defesa do prefeito encontra argumentos ao longo da história, pois a luta e a bandeira por estruturas e serviços oncológicos na cidade desde muito tempo é feita e levantada pelo mais tradicional radialista de Bagé e um dos mais longevos do Brasil. Muza, por diversas ocasiões encabeçou e mobilizou a sociedade bageense e regional para trazer novos tratamentos à pacientes de câncer, como foi a quimioterapia e mais recentemente a radioterapia.

 

Comentários do Facebook