APRENDIZAGEM

Projeto para alfabetização de adultos começa a ser desenvolvido no interior de Pedras Altas

Atividade está sendo realizada no assentamento da reforma agrária Nossa Senhora da Glória

Executivo e Legislativo participaram da aula inaugural do projeto Foto: Divulgação TP

Criado em 1998, o programa Alfa, do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) visa oportunizar para adultos do campo com baixa escolaridade a chance de aprender a ler e escrever, além de participar de cursos de formação profissional do Senar. Responsável pela alfabetização de mais de 34 mil trabalhadores e produtores rurais do Estado, o programa tem como público-alvo, adultos a partir dos 18 anos.

O programa, com carga-horária de 210 horas, vai atender pessoas que em algumas vezes conhecem as letras, os números, mas possuem dificuldade no conjunto desta interpretação. O Alfa traz atividades que oportunizam, além da alfabetização, este reencontro com este mundo da escrita.

Em Pedras Altas, o programa está ocorrendo pela primeira vez no assentamento Nossa Senhora da Glória, na escola Neuza Brizola, há 60 km da sede do município. Na segunda-feira (18), ocorreu a aula inaugural do projeto, que contemplará 14 alunos.

Turma é composta por 14 alunos na escola Neuza Brizola Foto: Divulgação TP

Além do prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, participaram da aula inaugural a secretária de Assistência Social e Inclusão Viviane Peixoto, as professoras Graça Nobre e Cátia Feira representando a Secretaria de Educação, Luana representando o Sindicato Rural, a diretora da escola Neuza Brizola, professora Solange Fedrigo, a vereadora Nádia Venâncio representando o Legislativo e a professora responsável pelo projeto no município de Pedras Altas na comunidade do Assentamento da reforma Agrária Nossa Senhora da Glória, Kety Maciel.

O prefeito agradeceu o apoio do Sindicato Rural de Pedras Altas, através da ex-presidente Ana Cândida Azeredo (Preta), o Senar e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). “Esse momento é histórico, porque é a primeira turma de alfabetização do programa Alfa na nossa Pedras Altas”, lembrou Perdomo.

Ao TP, a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Cilene Tardiz, disse que como secretária de Educação, “é uma alegria e satisfação poder dar a oportunidade as pessoas que não conseguiram concluir a faze da alfabetização em idade escolar, hoje estarem tendo o seu sonho realizado”.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook