PEQUENOS NA POLÍTICA

Projeto para eleger os vereadores e vereadoras mirins começa a ser trabalhado em Candiota

Escolas poderão realizar as inscrições até o dia 31 de agosto

Reunião sobre o projeto foi realizada no último dia 11 Foto: Divulgação TP

No último dia 11, o projeto que cria o dia da ‘Autoridade Mirim’, começou a ser trabalhado em Candiota. A ideia é de autoria da vereadora petista Luana Vais, e além dela, os vereadores Leonardo Lopes (PTB) e Guilherme Barão (PDT) também fazem parte da comissão formada pelo Legislativo. Dois membros da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e dois membros do Conselho de Educação também integram a atividade.

O projeto inclui nove vereadores e vereadoras mirins, com até 12 anos de idade como titulares, nove suplentes e nove vereadores juvenis, sendo alunos matriculados entre o 6º e o 9º ano do ensino fundamental.

Em conversa com a vereadora Luana, ela explicou que a ideia surgiu ainda em 2022, mas que desde o início do mandato sempre procuraram a realização de ações populares e a transparência com a comunidade. “Aprovamos no ano passado para executarmos neste ano, pois às vezes as pessoas não sabem como é o trabalho e o real papel do(a) vereador(a), que é propor e fiscalizar as leis e trazer as demandas da população”, explicou Luana, destacando que o objetivo é que as crianças comecem a trabalhar este lado para a construção desta consciência. A ação também foi pensada para os jovens, que irão votar pela primeira vez.

Além disso, Luana informou que neste momento o projeto está sendo apresentando nas escolas e no mês de setembro a eleição será realizada. “Em outubro já vamos fazer a posse dos vereadores e vereadoras e finalizar esta etapa do projeto, que vai ter continuidade”, afirmou.

INSCRIÇÕES

 

As escolas interessadas podem fazer as inscrições na Câmara local, até o dia 31 de agosto. Neste período, a comissão passará nos educandários para a explicação do projeto. Já no mês de setembro, as próprias escolas farão as eleições que serão acompanhadas por uma comissão eleitoral.

Até o dia 12 de outubro, a posse dos novos membros será realizada e os titulares irão acompanhar um dia de Sessão Ordinária na Câmara, que acontece nas segundas-feiras, a partir das 17h. Neste dia, os suplentes e os titulares também poderão acompanhar como é o dia dos vereadores e vereadoras dentro da Casa  Legislativa.

A posse dos candidatos juvenis acontecerá da mesma forma, porém, em um dia diferente do mês de outubro. Além disso, cada vereador mirim e juvenil deve apresentar um requerimento no dia da sua posse, falando sobre algum problema do município e dando uma possível solução para o mesmo.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook