ESPECIAL 30 ANOS

Ao comemorem 30 anos, Hulha e Candiota vão ganhar obras asfálticas milionárias

Prefeitos Folador e Renato se encontraram recentemente e comemoraram as conquistas Foto: Evair de Lopes/Especial TP

No ano que completam 30 anos de emancipação, além da data, Candiota e Hulha Negra celebram a possibilidade de realizarem duas obras de infraestrutura muito importantes para a economia das duas cidades.

Ambas as obras receberão recursos do governo do Estado, por meio do projeto Avançar RS. Candiota vai recuperar a rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC) e Hulha Negra asfaltará o trecho entre BR-293 e o frigorífico Pampeano-Marfrig.

MAC – A Prefeitura de Candiota lançou nesta terça-feira (22), a dois dias da cidade comemorar os seus 30 anos de emancipação, a Concorrência Pública 001/2022, que visa contratar os serviços para o recapeamento asfáltico e a sinalização da MAC – a principal via de acesso do município. A licitação já foi publicada.

A obra, orçada em cerca de R$ 12 milhões, sendo R$ 10 milhões do governo do Estado e R$ 2 milhões de contrapartida da Prefeitura, é um convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagens (DAER), dentro do programa estadual Avançar RS, em que o município foi contemplado numa das principais reivindicações da comunidade local nos últimos anos, qual seja, a melhoria das condições de trafegabilidade da sua principal estrada.

Com a licitação, que tem sua previsão de abertura no dia 24 de abril próximo, às 10h, será escolhida a empresa que irá executar os serviços de recuperação total dos dos 14,6km de asfalto da via, que vão desde a BR-293 até a Vila Residencial. Pela MAC passa a vida econômica da cidade, além de ser a ligação entre todos os núcleos urbanos.

Construída na década de 1970, MAC jamais recebeu uma revitalização completa em sua estrutura Foto: Arquivo TP

Construída no início da década de 1970 pela então Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), desde então a estrada jamais passou por um recuperação total, apenas por operações tapa-buracos e algumas revitalizações em pequenos trechos.

O prefeito Luiz Carlos Folador (MDB), avalia que a obra deverá iniciar no próximo mês de maio, se a licitação correr dentro da normalidade. “Quantas lutas, quantas reuniões, quantos suores derramados. Quanta esperança carregávamos. Quanta força tiramos de onde por vezes nem sabíamos. Mas, o dia da glória chegou”, falou Folador no último dia 24 de janeiro, quando foram anunciados os recursos no Palácio Piratini.

PAMPEANO – O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado (Progressistas) disse esta semana o TP, de que o processo de licitação, que é o maior da história do município, está praticamente pronto e deve ser lançado em breve para o asfaltamento de 2,5km entre a BR e o frigorífico Pampeano. A luta de pela obra remonta mais de uma década. “Mas como cachorro perdigueiro, não perdemos o faro, seguimos em frente, persistindo”, assinalou Renato numa reportagem logo após o anúncio da liberação dos recursos.

No total, a obra tem um custo orçado de pouco mais de R$ 5 milhões, sendo R$ 4,3 milhões do caixa do Estado e R$ 760 mil de contrapartida do município. O recurso, segundo o projeto é para fazer a extensão dos 2,5km desde a BR-293 até o pátio do frigorífico, com pista de 7m de largura e 2,5m de acostamento de cada lado, além de toda a sinalização viária horizontal e vertical.

Como já referido em reportagens anteriores, o Pampeano é um grande exportador de carnes para vários países do mundo e segundo a empresa, a obra propicia a abertura de novos mercados como o Japão, que é mais exigente, sendo que a poeira da estrada é um desses empecilhos. A unidade gera, além disso, 1,5 mil empregos diretos para toda a região, além de ser responsável por 50% da arrecadação de Hulha Negra.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

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