AÇÃO SOCIAL

Projeto Xô Corona inova com produção de sabão líquido e desinfetante

Bambonas para descarte de óleo saturado deverão ser instalados em Candiota

Produção é armazenada em garrafas para distribuição Foto: Distribuição TP

Já reconhecido pelo auxílio ofertado às comunidades de Candiota e Pinheiro Machado, o projeto desenvolvido pela técnica em Química candiotense Maria Cristina da Silva Gonzales está avançado. Além do tradicional sabão em barra, produzido constan­temente e doado a diversos locais, sabão líquido e desinfetante tam­bém integram a rotina de produção do projeto social.

Conforme Cristina ex­plicou ao TP, o sabão líquido, bastante importante no combate ao novo coronavírus, também é confeccionado com óleo saturado e soda – esta, porém em menor quan­tidade. Já o desinfetante, pode ser fabricado a partir de limão, álcool e bicarbonato. “As doações de soda não estavam atendendo a demanda de óleo recebido, por isso as novas produções, que também são muito importantes à comunidade”, expli­ca.

BAMBONAS A preocupação com o meio ambiente também está levando ao surgimento de uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Candiota para a colocação de bambonas em pontos de acesso da população para reco­lhimento de óleo saturado. “Tudo está em fase de organização para que, assim que possível, termos locais específicos para as pessoas descartarem o óleo. O recolhimen­to desse material vai possibilitar a fabricação de sabão. Por isso, continuo pedindo a colaboração da comunidade, indústrias e comércio local”, destaca Cristina, agradecen­do a família de Mara Lopes pela divulgação do descarte ecologica­mente correto do óleo,entrega de sabão em Colônia Nova e Bagé.

RETORNO POSITIVO Cristina diz estar feliz com o apoio e retorno da comunidade quanto ao sabão. “O pessoal tem dado retorno pra eu ver onde melhorar, aprimorar. Tem gente dizendo que o sabão é bom pra reduzir até caspa, aí vou aprimorando com ervas, frutas e chás. Uma amiga também disse que o desinfetante tirou manchas das mãos de cigarro. É muito bom saber que as pessoas gostam dos produtos e que está fazendo dife­rença na vida delas e as protegendo contra o coronavírus”, frisou.

Entre os comentários pos­tados inclusive nas redes sociais,  está o de José Ivan Oliveira Dor­nelles falando sobre a esposa. “Oi amiga!! Olha, você nem imagina o quanto fez bem o sabão para as mãos da Clenir, que tem rachaduras, já esteve no médico, tomou remédios e nada, o sabão aliviou e está curan­do. Obrigado.”

Comentários do Facebook