O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Pinheiro Machado, através do documento nº 08/2019, recentemente tornou pública a retificação do edital de abertura do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar. As recomendações para as mudanças partiram do Ministério Público (MP).
Conforme divulgado, não será mais obrigatório escolher cinco candidatos no dia da eleição. Com a nova determinação, o eleitor poderá votar em até cinco candidatos e, se escolher um número menor, o voto não será anulado. A outra mudança diz respeito à data limite para veiculação da propaganda eleitoral. A partir de então, o prazo se encerra às 23h59 do dia 5 de outubro, isto é, até a meia-noite de sábado – o dia anterior ao pleito. De forma unificada, a eleição para o Conselho Tutelar acontece no dia 6 de outubro em todo o território nacional.
ENTENDA – Na tarde desta terça-feira (10), o promotor de Justiça, Adoniran Lemos Almeida Filho, recebeu a reportagem do Tribuna do Pampa para esclarecer o motivo das alterações.
Segundo ele, o grande problema era a nulidade do voto caso o eleitor não escolhesse os cinco candidatos. Para Adoniran, essa determinação vem no contra fluxo do que a lei quer – que é justamente estimular o exercício da participação popular. “Já estamos tratando de uma eleição em que o voto não é obrigatório e, em tese, isso já vai diminuir muito a participação. Além disso, entendemos que aquela determinação parecia restringir ainda mais a efetividade do voto e isso vai contra a dinâmica normal que nós vemos nas eleições. Tratou-se então de uma orientação cogente, no sentido de que eles teriam que mudar o edital, caso contrário o Ministério Público tomaria as devidas providências”, disse o promotor.
Sobre a prorrogação do período de propaganda eleitoral, de acordo com a autoridade, ocorreu apenas a sugestão da alteração do prazo e a decisão ficou a cargo do próprio Comdica. A mudança aceita fez com que, no sentido das campanhas, Pinheiro Machado e Pedras Altas estivessem unificadas. “A sugestão foi dada principalmente porque o período em que os candidatos vão estar mais empenhados em fazer a campanha é mais próximo da eleição. Com a data estipulada naquele edital de abertura, determinando o fim da propaganda três dias antes da eleição, havia um risco muito grande da lei ser infringida e essa não é a intenção. Além disso, entendemos que o ideal é que a propaganda seja realmente intensificada nas vésperas do pleito”, explicou Adoniran.
Na semana anterior, conforme registrou o promotor de Justiça, todos os candidatos passaram por um treinamento na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado. Os participantes do processo eleitoral para o Conselho Tutelar de Pedras Altas também estiveram presentes na reunião. Naquele dia, houve o esclarecimento sobre todas as regras de propaganda e o repasse das devidas sugestões de alteração no edital de abertura, que passaram a valer a partir da publicação de retificação.
Instigado a comentar sobre a importância da participação popular no pleito que decide a próxima equipe que passa a responder pelo Conselho Tutelar a partir de 2020, Adoniran Lemos Almeida Filho foi firme em dizer que se trata de uma medida essencial para o desenvolvimento do país como um todo. “Acredito que a participação popular tem que ser incentivada sempre. Nunca vamos ter um crescimento de cidadania e civilização se não tivermos a participação do povo. As autoridades são importantes, mas elas têm um limite para isso. O grande papel das autoridades é estimular que a população participe e só vamos ter uma fotografia real do que a comunidade deseja quando ela realmente participar”, disse.
CONSELHO TUTELAR – Sobre o órgão em questão, o promotor lembrou que nem todas as pessoas reconhecem a sua devida importância, mas que para grande parte da população o serviço é realmente imprescindível. “O Conselho Tutelar é uma instituição nova e sem precedentes no mundo, ela foi criada em 1990 com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). São 29 anos de aprendizado com a experiência. O que existe é um grande marketing negativo, que é gerado pelo desconhecimento das pessoas, sobre para que serve e como é o trabalho dentro do Conselho Tutelar. Ele é o principal órgão de toda a estrutura protetiva da infância e da juventude e eu posso dizer que aqui em Pinheiro Machado e em Pedras Altas, apesar de todas as dificuldades, as equipes realmente trabalham e são órgãos que funcionam de forma bastante efetiva”, afirmou Adoniram.
Para ele, é função do governo como um todo (e não só do governo eleito), mas de todas as autoridades públicas, a disponibilidade de serviços de qualidade para a população. “O Conselho Tutelar está inserido nisso, entendemos a necessidade de uma melhoria de qualidade gradativa e é nesse sentido que trabalhamos”.