ELEIÇÕES 2024

PT de Hulha Negra está fortalecido, diz presidente

Dalvir Zorzi confirmou que pelo menos cinco nomes estão sendo lembrados no partido para possíveis candidaturas e que trabalha pela unificação de apenas um nome

Dalvir Zorzi é o atual presidente do partido Foto: Divulgação TP

Há um certo tempo que o cenário político de Hulha Negra é motivo de pauta no Tribuna do Pampa. Trocas de partidos e possíveis nomes para compor uma chapa majoritária para o Executivo tem surgido nos últimos meses.

O jornal havia divulgado e foi confirmado na última semana em matéria publicada na edição impressa, ao menos dois nomes do Partido dos Trabalhadores (PT) que haviam se colocado à disposição como pré-candidatos a prefeito da cidade – Fernando Campani e Volnei Manfron. Ainda estava na lista o de Marino De Bortolli, que o jornal não conseguiu contato.

Nesta semana, em entrevista ao TP, o presidente do partido na cidade, Dalvir Zorzi, vereador e atual presidente da Câmara, ainda disse que o nome dele, assim como de Ildo Negão integram a listagem composta pelas comunidades.

Questionado sobre a possibilidade da realização de prévias partidárias – já que não é costumeiro por parte do partido -, Dalvir Zorzi disse que não estão descartadas, visto todos os possíveis pré-candidatos terem o direito. O presidente, porém, diz que o partido já trabalha por uma unificação de pré-candidatura. “É de praxe uma discussão democrática nas comunidades para ouvir as pessoas e indicações de possíveis candidatos. Já realizamos reunião de diretório e na condição de presidente vou fazer com que haja um consenso em torno de somente um nome para não precisar haver prévias, apesar de termos vários nomes que se enquadram nos critérios estabelecidos. Acredito ser pior se não tivéssemos lideranças com qualidade para uma disputa eleitoral”, afirmou.

 

ÚLTIMA ELEIÇÃO

A reportagem solicitou a Dalvir a falar sobre a última eleição, em que o partido foi derrotado nas urnas, quando tinha a frente como candidatos Fernando Campani e André Bexiga. Conforme Dalvir Zorzi, se vivenciava outra conjuntura política. “Renato Machado vinha de uma administração de quatro anos e com toda a máquina na mão. O cenário nacional também era outro, na época a presidência era de Jair Bolsonaro, era uma conjuntura nacional desfavorável”, avaliou.

 

CENÁRIO ATUAL

O presidente falou sobre o momento atual do partido, o que pode trazer bons resultados nas urnas. “Hoje temos o PT no cenário nacional e trazendo transformações positivas com presidente Lula. Muitas máscaras foram retiradas, a população acredita mais que houve um golpe tramado contra o Lula, situação que afetou muito a última eleição. Vários programas sociais retornaram para o povo brasileiro e relacionamentos internacionais. Hoje possuímos portas abertas nos Ministérios e um governo popular para trabalhar pela cidade”, analisa Dalvir de forma satisfeita.

 

HULHA NEGRA E COLIGAÇÕES

O presidente do PT afirma que o cenário em Hulha Negra está diferente em 2024 e que partidos de oposição vivem situações de conflito. “O vice-prefeito da cidade praticamente ‘saiu do atual governo’ e ainda temos outro partido no município com força razoável, o Partido Socialista Brasileiro (PSB)”, lembrou.

Questionado acerca de possíveis coligações, Dalvir diz que tratativas e encontros acontecerão para possíveis definições e que o PSB é uma provável coligação. “É possível termos uma eleição diferente neste ano”, concluiu o presidente petista.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook