O Partido dos Trabalhadores (PT) de Candiota, emitiu agora pouco uma de nota de esclarecimento sobre o veto do presidente Lula (PT) aos artigos do projeto de lei 576/2021, sendo que um deles tratava da prorrogação dos contratos de usinas térmicas a carvão nacional até 2050 – beneficiando a Usina de Candiota (Fase C). O veto agora será analisado pelo Congresso Nacional, que pode acatar ou derrubá-lo.
Na nota, o PT local justifica a medida presidencial e afirma que se busca saídas para a continuidade da unidade industrial.
Não constante na nota, mas que lideranças petistas candiotenses têm lembrado, é o fato de ter sido o presidente Lula, ainda em seu primeiro mandato (2006), que lançou pessoalmente em Candiota a pedra fundamental da Fase C, tirando um projeto do papel após mais de 20 anos. Também citam que foi no segundo governo da presidente Dilma Rousseff (PT), que ocorreu o leilão que viabilizou a construção da UTE Pampa Sul.
Veja à seguir a íntegra da nota do PT de Candiota:
Nota de Esclarecimento do Partido dos Trabalhadores de Candiota sobre o veto ao PL 576/21
Nos últimos dias, têm circulado informações distorcidas sobre o veto do presidente Lula ao artigo 22 do PL 576/21. É nosso dever esclarecer os fatos e reforçar o compromisso do PT com a verdade e com os interesses do povo brasileiro.
O presidente Lula vetou o referido artigo por uma razão clara e responsável: a proposta incluía a manutenção de usinas termoelétricas a gás com um subsídio anual de R$ 25 bilhões, valor que seria diretamente repassado para a conta de luz dos brasileiros. Este subsídio injusto penaliza milhões de famílias e beneficiaria um pequeno grupo de interesses econômicos.
Ao tomar essa decisão, Lula reafirma o compromisso com a gestão responsável dos recursos públicos, recusando-se a sobrecarregar o povo para atender demandas desproporcionais. Entretanto, é importante destacar que o presidente e o governo federal não estão alheios à realidade das regiões dependentes da geração termoelétrica, como a nossa.
Compromisso com alternativas viáveis
Já nesta semana, o presidente Lula indicou a criação de uma alternativa específica para atender à nossa região e garantir o desenvolvimento sustentável, sem prejudicar os brasileiros. Líderes do nosso partido e de outras frentes progressistas estão articulando intensamente em Brasília para construir uma solução justa e responsável.
Nossa presidenta nacional, Gleisi Hoffmann, declarou apoio à causa e está trabalhando para somar forças.
O ministro Paulo Pimenta está em contato direto com o presidente Lula e recebeu autorização para trabalhar na formulação de uma alternativa viável.
O deputado Marcon, comprometido com a luta pelo desenvolvimento da nossa região, articulou uma agenda com o vice-presidente Geraldo Alckmin, que ocorrerá na próxima semana, no dia 17, em Rio Grande, para tratar diretamente do tema.
O deputado Lindemayer está engajado e mobilizando esforços junto à bancada do PT para garantir que nossa voz seja ouvida.
Demais deputados e deputadas do Partido dos Trabalhadores também estão somando forças, articulando estratégias e defendendo a construção de políticas públicas que contemplem o desenvolvimento sustentável e a justiça social.
Seguiremos firmes na luta.
O Partido dos Trabalhadores de Candiota reafirma sua confiança no governo do presidente Lula e no compromisso com o povo. Não aceitaremos discursos oportunistas e desinformados da direita, que tentam mascarar seus próprios interesses sob o pretexto de defender a população.
Seguimos trabalhando, ouvindo nossa gente e buscando soluções que respeitem o meio ambiente, o bolso dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável da nossa região.
Partido dos Trabalhadores de Candiota