Questionar sempre

Nos tempos atuais, mas a história nos dá pistas que já houve situações semelhantes, parece tudo ser questionável. Pasmem, há os que acreditam que o planeta Terra é plana e não em formato esférico com achatamento nos polos, chamada também de geóide.

Vivemos um tempo de pandemia em escala global (a prova que é um globo e não plana) em que se duvida da doença que mata e também da vacina que vai salvar. Contudo, questionar não é uma prática ruim, pelo contrário. Aliás, os grandes filósofos da humanidade e essa é a essência da filosofia, questionaram e questionam o tempo todo. O fato é o que e como questionar.

O machismo imperou absoluto desde os tempos das cavernas, sempre pela imposição da força. Tudo, ou quase tudo neste mundo ainda é masculino. Cha­mamos tudo pelo viés másculo. Até mesmo as principais divindades que a grande maioria acredita são masculinas. Entretanto esse jogo, pela luta e questionamento, está mudando. Sabemos que ainda longe da igualdade de gênero, mas muitos avanços já existem nesse sentido e mais virão, sendo um caminho sem volta.

Nem tudo que a maioria acredita é uma expressão de correção. Henry Ford quando massificou a produção de carros no início do século 20, era tido como louco, pois a maioria na época queria era cavalos mais rápidos e não veículos.

Na última semana e que se estendeu por esta, um trecho do hino rio-gran­dense foi questionado – aliás, não é a primeira vez, por conter uma interpretação racista: “Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo”. O debate é salutar, não tira pedaço e não é para escandalizar como alguns tentar impor sempre como forma de dominação. O hino já havia sido mexido na década de 1960 por conter um trecho, que segundo o autor da proposta na época, não guardava relação com o povo gaúcho: “Entre nós, reviva Atenas, para assombro dos tiranos. Sejamos gregos na glória, e na virtude, romanos”.

O bom debate sempre fortalece a democracia e ninguém, por defender uma tese, desde que ela não se traduza em ameaça democrática, pois aí qualquer debate se extingue, deve ser criminalizado por isso. Até mesmo quem ache que a Terra é chata (as vezes ela é mesmo).

Comentários do Facebook