
O grupo Raízes da Tradição conta atualmente com 27 integrantes Foto: Gislene Farion TP
A confraternização de uma grande família. Assim foi o clima do já tradicional café colonial promovido pela invernada Raízes da Tradição neste domingo (28), nas dependências do CCTG Lila Alves, em Pinheiro Machado. Na oportunidade, o grupo mirim marcava a passagem para a categoria juvenil em sua primeira apresentação ao público.
O evento, além de muitas delícias gastronômicas servidas ao público, também contou com a mostra das novas e belíssimas pilchas para 2019. Os vestidos das meninas foram desenhados e produzidos por Silvia Conrad, de São Gabriel; os trajes dos meninos, desde o primeiro ano de atividades do grupo, é de responsabilidade de Evanir Leivas, de Pinheiro Machado.

As novas pilchas também foram apresentadas ao público pela primeira vez Foto: Gislene Farion TP
De acordo com o relato da instrutora Julia Graziela Azambuja, esse dia foi a consagração de uma turma que cresceu e amadureceu dentro de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG). “Lembro dos nossos primeiros ensaios, quando eles eram ainda bem piás. Naquela época, corriam muito aqui dentro e ainda carregavam os carrinhos e as bonecas, mas o tempo foi passando e toda essa transição da gurizada nós acompanhamos. O importante é que eles cresceram, mas não perderam o brilho e a diversão. Acredito que isso seja o fator que pode os diferenciar dos outros, isso está enraizado neles”, contou.
Bastante orgulhosa do grupo, Julia ainda lembra com carinho da primeira participação oficial em um concurso: o Dança Criança, na cidade de Dom Pedrito. “Era ali pertinho, iríamos nos apresentar e voltaríamos no mesmo dia. A inocência daquelas crianças era tanta que eles estavam ansiosos para sair mais cedo do ensaio porque precisavam fazer a mala”, disse. Conforme refletiu em um vídeo exibido ao público, a lição disso tem sido retomada diversas vezes ao longo de sua própria trajetória. “Naquela mala cada um levava a construção do seu sonho. Pouco a pouco aquele sonho foi sendo transformado em um só e hoje é o sonho desse grupo unido que formamos hoje, estamos todos juntos nele”, afirmou a instrutora.
Além de Julia, a invernada conta ainda com os instrutores Wellington Godoi (danças tradicionais), Diego Rodrigues (desenvolvimento técnico) e Alexandre Brose (vocal). Parte importante da equipe de apoio, os 27 integrantes do Raízes da Tradição contam com a participação constante dos seus pais. Desde a fundação do grupo, em março de 2014, eles estão envolvidos diretamente em toda a organização dos eventos, viagens e apresentações. Neste domingo, mais uma vez, o público que lotou o Lila Alves esteve diante de famílias inteiras reunidas – jovens orgulhosos divulgando a cultura através das danças tradicionalistas e pais visivelmente emocionados.

A apresentação marcou a transição da categoria mirim para a juvenil Foto: Gislene Farion TP
Para Carine Valério, mãe do Henry, de 10 anos, acompanhar o filho é algo muito gratificante. “É um orgulho que não cabe no peito e também muito recompensador ver o crescimento dele e dos seus companheiros no tablado. Fico tranquila vendo que ele vai se tornar uma pessoa de bem, pois sei que ele vai crescer entre pessoas que preservam valores, respeitam o próximo, lutam e acreditam nos seus ideais, se orgulham da história do Estado e da sua cidade”, destacou.

Jairo Lambari Fernandes abrilhantou ainda mais o evento Foto: Gislene Farion TP
Fechando a noite tradicionalista com chave de ouro, o cantor Jairo Lambari Fernandes prendeu a atenção do público com mais uma belíssima apresentação. Entre um sucesso e outro, o músico contou histórias vividas em Pinheiro Machado. Ao longo de sua carreira, Jairo teve diversas participações na tradicional Comparsa da Canção Nativa. “Sem dúvida alguma eu garanto a vocês que guardaria a minha melhor música para apresentar em mais uma Comparsa da Canção”.