Região tem maior índice de mortalidade infantil do RS

Um dado assustador e que deveria movimentar e muito as autoridades da região, foi divulgado recentemente. Os municípios da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), formada por Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Aceguá, Candiota e Hulha Negra, infelizmente atingiram o maior índice do Rio Grande do Sul no quesito mortalidade infantil em 2022. Dos 2.044 nascimentos no ano passado, 31 bebês morreram, numa taxa absurda de 15,17. Os dados são do governo do Estado.

A mortalidade infantil é uma das principais métricas quando se mede o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Não é à toa que este índice também é abaixo da média na região.

Quando nos referimos a ameaça atabalhoada de acabar com a exploração do carvão mineral em Candiota, é sobre isso que traçamos paralelos. Imaginem quais serão os números de IDH caso o único polo industrial num raio de 500km seja descomissionado? É certo que vai piorar o que já é ruim.

Social+Econômico+Ambiental – é nesse tripé que devemos pensar. Sustentabilidade só se consegue harmonizando esses três fatores. É sobre isso a luta pela manutenção da exploração do carvão e uma transição verdadeiramente justa.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook