ESTIAGEM

Região vai pedir o alongamento da dívida de produtores em Brasília

Reunião na Câmara de Pinheiro Machado finalizou o documento que foi levado à Brasília

Reunião na Câmara de Pinheiro Machado finalizou o documento que foi levado à Brasília Foto: J. André TP

Por iniciativa do presidente da Câmara de Pinheiro Machado, Jaime Lucas (MDB), será entregue nesta terça-feira (13), em Brasília, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um documento pedindo o alongamento no prazo para o pagamento de financiamentos, tanto de custeio como de investimentos e maquinários aos produtores rurais da região atingidos pela estiagem.

A entrega será feita pelos membros do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), e do Fórum de Desenvolvimento Regional, Manejo das Águas e Combate aos Efeitos das Estiagens (Fórum das Águas), que cumprem extensa agenda na capital federal esta semana.

O documento foi finalizado na tarde da última sexta-feira (9), quando um grupo de produtores rurais de Pinheiro Machado esteve reunido no plenário da Câmara de Vereadores da cidade, com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Branco. Na oportunidade, eles pediram auxílio no enfrentamento aos efeitos da estiagem e o reforço do governo do Estado na interlocução, junto ao Mapa, Ministério da Fazenda e instituições bancárias, para a obtenção do alongamento dos prazos das dívidas.

Na ocasião, o produtor rural e ex-prefeito de Pinheiro Machado, Carlos Ernesto Betiollo, participou do encontro, reforçando que além do alongamento, também é necessário que os bancos não cortem o crédito dos produtores. “Não adianta alongarmos os prazos, se nos deixarem sem crédito para novos financiamentos”, disse, destacando as dificuldades que a estiagem está impondo a todos.

Segundo Jaime Lucas, as maiores perdas são registradas nas lavouras de soja e milho. A falta de chuva também prejudica as pastagens e, em muitas localidades, há dificuldade na obtenção de água para os animais. Jaime disse também que conversou com o presidente do Cideja, prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, que encampou a demanda. Os vereadores Adão Martinho e Gilson Rodrigues também participaram do encontro e estarão, junto com Jaime, em Brasília nesta terça.

Comentários do Facebook