INFRAESTRUTURA

Reunião debate os detalhes da obra da ETA e adutora de água de Hulha Negra

UTE Pampa Sul e Prefeitura têm expectativa que até o final de 2020, estruturas estejam aptas para operar

Obra da ETA deve ser concluída em breve Foto: Divulgação TP

Uma reunião entre represen­tantes da UTE Pampa Sul e da Prefeitura de Hulha Negra serviu para discutir os de­talhes e andamento das obras de implantação da primeira Estação de Tratamento de Água (ETA) do município e da rede adutora de água que permitirá o abastecimento da comunidade de Hulha Negra a partir da água do reservatório da barragem da Usina.

Estiveram presentes, o pre­feito Renato Machado, o secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Héctor Bastide, o chefe de Gabinete, Elias Ritta, e representando a UTE Pampa Sul, o engenheiro Marcos Lopes e o técnico em mecânica, Anderson Cougo.“Estamos trabalhando com a expectativa de conclusão da obra da ETA no final de junho e, até o final do mês seguinte deveremos concluir a contratação da empresa que executará a obra de implan­tação da rede adutora de água. A previsão é que a construção, mon­tagem e testes da adutora sejam concluídos até o final de dezembro de 2020”, explica o gerente da UTE Pampa Sul, Renato Schmidt Barbosa.

O prefeito Renato pontua que Hulha Negra é abastecida por poços artesianos e que, historica­mente, o município sofre com a falta de água potável. “Esta obra de construção da ETA é de extrema re­levância. Através desta estação será possível inserir uma nova forma de captação de água potável que deve amenizar os recorrentes impasses de racionamento de água. Essa parceria da administração munici­pal com a UTE Pampa Sul resulta sempre em excelentes benfeitorias para a população hulhanegrense”.

PARCERIA A nova ETA e a rede adutora estão sendo viabilizadas pela UTE Pampa Sul, em parceria com a Prefeitura. A estação terá capacidade de tratamento de 20m³ de água por hora e está sendo ins­talada na Trigolândia, próximo ao ClubeConcórdia. Já registra um avanço de, aproximadamente, 70% na obra.

Já a adutora terá 7,9 km e pode ser entendida como uma nova rede de água, responsável por fazer a interligação entre a barragem da UTE Pampa Sul e a ETA, permitindo que o município seja abas­tecido pelo reservatório de água da usina. Como a adutora passará pela estrada que liga a Trigolândia até a Estação de Captação de Água Bruta (ECAB) localizada próxima a Usina, foi necessário contratar um projeto para a obra, o que garantirá mais segurança e qualidade.

Comentários do Facebook