POLÍTICA

Ronaldo Madruga pediu união da população pinheirense durante seu mandato

Entre os municípios da região de cobertura do TP impresso, Pinheiro Machado foi o último a empossar os candidatos eleitos para a gestão 2021-2024. A cerimônia, que ocorreu no Plenário Walter Azambuja da Câmara de Vereadores na noite desta sexta-feira (1º de janeiro), foi restrita aos políticos e poucos convidados em razão da pandemia da Covid-19. O prefeito Zé Antônio (PDT) também compareceu.

Durante o ato, foram empossados os vereadores Cássio Garcia Câmara, Elizete Baldez Peraça (ambos do Progressistas), Fábio Ferreira Dias (PSDB), Fabrício Alves da Costa (PSB), Laura Ratto Finkler (MDB), Magda Mara Pinto Afonso (PDT), Renato Rodrigues (PSDB) e Ronaldo Costa Madruga (Progressistas). Éliton Rodrigues Erohin (MDB) não participou da cerimônia por ser considerado suspeito de contaminação pelo novo coronavírus e permanece em isolamento domiciliar até ser testado.

MESA DIRETORA – Somente uma chapa foi inscrita para concorrer à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores para o biênio 2021-2022. Com oito votos favoráveis, ficou definido o vereador Ronaldo (presidente), Fabrício (vice-presidente), Laura (1º secretária) e Renato (2º secretário).

PREFEITURA – Nesse momento, o ato que também foi transmitido ao vivo pelas redes sociais, já sinalizava quem seria o novo chefe do Executivo pinheirense até uma nova eleição. Ronaldo Madruga foi empossado prefeito diante do fato do candidato mais votado, Carlos Ernesto Betiollo (PSDB), estar impedido pela Justiça de assumir o cargo. Ainda não há data definida para o novo pleito.

Na foto, o então prefeito Zé Antônio (D) entregando as chaves da prefeitura Foto: Gislene Farion TP

SUPLENTE – Com a ida de Ronaldo para a Prefeitura, o primeiro suplente do Progressistas também foi empossado na cerimônia. Vilson Jorge, o Vilsinho, já apresentou seu diploma de vereador suplente e assumiu uma das cadeiras do Legislativo naquela noite.

SECRETÁRIO – A partir da movimentação de cargos, na próxima semana ainda será definido quem será o 2º secretário da Mesa Diretora. Fabrício passou a ocupar o cargo de presidente; Laura o de vice-presidente e Renato o de 1º secretário.

PRONUNCIAMENTO – Em seu primeiro discurso como prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga fez questão de agradecer por ter sido o vereador mais votado do município pela segunda vez (799 votos) e escolhido por unanimidade pelos colegas como o presidente da Câmara de Vereadores.

Na oportunidade, ele falou sobre a campanha eleitoral, decisões pessoais e desfechos. “Eu tomei uma decisão de não concorrer ao pleito para prefeito porque fui acometido por uma doença e esta doença me levou a ficar quatro dias em cima de uma cama, sem comer e sem dormir. Eu não podia continuar, porque se assim fizesse eu iria comprometer a vitória do meu vice; eu poderia no máximo vir para vereador e assim fiz. Movido à medicação, me recuperei, não desisti de concorrer para vereador, mas Deus quis que eu assumisse esse município mesmo que por um curto tempo”, afirmou. Durante a convenção partidária, chegou a ser firmada uma chapa encabeçada por Ronaldo e Éliton, que acabou sendo substituída por Rogério Moura (PSB) e Paulinho Alves (Progressistas) – que ficou em segundo lugar nas eleições de novembro de 2020.

Sobre o trabalho à frente do Executivo, Ronaldo falou sobre a responsabilidade diante do cargo provisório, disse que vai primar pelo diálogo e o bom senso, levando sempre em consideração a vontade da lei. “Estou prefeito por ser presidente da Câmara de Vereadores, conforme disposição legal, ou seja, não houve prefeito diplomado pela Justiça Eleitoral, não coloquei meu nome à disposição para concorrer ao cargo que momentaneamente vou assumir e assim ficarei até as eleições suplementares acontecerem. Porém, não fico eximido de servir à população da melhor forma possível e gerir os recursos públicos com responsabilidade e austeridade”.

Durante o discurso, ele também anunciou sua primeira ação como chefe do Executivo, mais especificamente voltada para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pinheiro Machado. “As pessoas sonham com casa própria, calçamento, tratamento de esgoto, mais acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), mais educação de qualidade, cidade limpa e organizada. São tantas demandas e tão pouco recurso. Por isso, prometo que, onde houver uma porta aberta para acessar recursos para o município de Pinheiro Machado, lá estarei. Os secretários do meu governo terão total autonomia para captar recursos para todas as áreas. Eu peço união de toda a população para que durante essa minha gestão temporária me auxilie e construa junto comigo tempos melhores. Não vou administrar só olhando para o passado e cometer os mesmos erros que já cometeram, preciso buscar soluções para o presente e para o futuro, por isso, um dos meus primeiros atos será a cessão de uso de um prédio público para a nossa Apae”, finalizou.

Ronaldo ainda não anunciou quem serão os membros de sua equipe de governo até a nova eleição.

Comentários do Facebook