Instalar um polo tecnológico na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai foi o tema do primeiro encontro do governador José Ivo Sartori com a cônsul-geral do Uruguai em Porto Alegre, Karla Beszkidnyak, e do intendente de Rivera, Marne Osorio Lima, na manhã deste sábado (27), na sede do governo no Parque Assis Brasil, em Esteio. A reunião ocorreu momentos depois da abertura dos portões do parque, no primeiro dia da 39ª Expointer.
Na oportunidade, Sartori informou que o Ministério da Justiça prepara uma atuação mais forte na fronteira. A notícia foi bem recebida pelos uruguaios. A fronteira entre o estado e o país vizinho tem 850 quilômetros de extensão, dos quais 300 são de fronteira seca. Na região, Pedras Altas, Bagé, Dom Pedrito e Aceguá fazem fronteira seca com o país vizinho.
De acordo com a cônsul, a ideia é tornar possível o uso das estruturas para os dois povos, nos dois lados da fronteira, promovendo a integração binacional nas áreas tecnológica, de ensino, de serviços e de infraestrutura. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Fábio Branco, afirmou que projetos nesse sentido já estão em andamento na Sdect.
Também participaram do encontro, os secretários Maria Helena Sartori, de Políticas Sociais; geral de Governo, Carlos Búrigo; e dos Transportes, Pedro Westphalen; e o deputado estadual Frederico Antunes.