A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do RS marcou para o próximo dia 20 de outubro, uma audiência pública para debater as condições da ERS-608, que liga Pinheiro Machado a Pedras Altas.
O trecho com cerca de 35km, que teve as obras de pavimentação iniciadas no fim da década de 1990, ainda vive o drama de ter péssima trafegabilidade. A parte das obras próximas a Pedras Altas paralisou desde o fim de 2014 e está se deteriorando. Já o trecho licitado este ano e que estava em andamento entre a BR-293 e os trilhos (Passo dos Pires) foi paralisado na última semana e não previsão de ser retomado.
O prefeito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo, transformou a trafegabilidade e a retomada e regularidade das obras na ERS-608 numa das principais bandeiras do seu governo, alegando que a população pedrasaltense tem diariamente seu direito constitucional de ir e vir tolhido em função das péssimas condições da estrada. “A obra está parada por falta de pagamento e a empresa vai levantar acampamento devido ao governo do Estado ter tirado os recursos da obra. Estamos indignados com essa situação”, se queixou Bebeto.
O encontro da Comissão foi requerido pelo deputado Gilmar Sossela (PDT) e será realizado na Câmara de Vereadores, às 10h. Para a audiência estão sendo convidadas lideranças de Pedras Altas e Pinheiro Machado, a direção do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), e representantes da Casa Civil e das Secretarias de Estado do Transporte e de Obras.