O prefeito de Bagé Dudu Colombo participou, juntamente com a secretária de Saúde, Janise Fagundes, da inauguração da nova sede do Serviço de Saúde Auditiva do Município, que passa, a partir de agora, a funcionar no Complexo da Santa Casa. O ato foi realizado na manhã desta quarta-feira (14).
Com investimento em torno de R$ 80 mil, o novo local visa melhorar o acolhimento dos bajeenses, que utilizam este importante serviço, até então oferecido no posto de saúde Matylde Fayad. A mudança também atende a determinações da Agência Nacional de Saúde (ANS), que sugere às operadoras de saúde a passar por um processo de acreditação – avaliação e certificação da qualidade dos seus serviços. Além da Prefeitura, responsável pela renovação dos móveis e pelo aluguel do prédio, o projeto teve colaboração financeira da Unimed e de doadores e parceiros anônimos.
O prefeito Dudu Colombo enfatizou ser esta, não uma ação de governo, mas de governança, visto ser uma parceria articulada entre diferentes instituições. ‘’Agora temos uma estrutura, uma disponibilidade física, adequada para proporcionar bem-estar para quem passa e consulta aqui. Vemos hoje uma amplitude do comprometimento que temos com a saúde, com equipamentos públicos de qualidade. Opostamente do que alguns pregam sobre a saúde do Município, temos uma atuação permanente nessa área’’, ressaltou.
Já Janise expressou sua felicidade por mais esta conquista para a saúde pública de Bagé. “Cada vez mais podemos oferecer um atendimento de qualidade com profissionais qualificados para os que mais precisam. Gostaria de agradecer ao coordenador do serviço, doutor Airton Lacerda, pelo seu comprometimento com os usuários do SUS. Parabéns a comunidade e a todos que ajudaram que esta obra fosse realizada. Bagé é referência em tratamento auditivo, ampliando os atendimentos para todos os municípios da região”, concluiu.
O Serviço de Saúde Auditiva é um espaço regional, que compreende a 3ª e 7ª Coordenadoria de Saúde, somando 39 municípios. São, em média, um milhão de habitantes abrangidos. Por mês, são cerca de 400 consultas na área de otorrinolaringologista, 100 atendimentos psicológicos, 100 de assistência social, oito acompanhamentos, além de audiometrias, protetizações, fonoterapias, entre outros.
Estiveram ainda presentes o coordenador do Serviço de Saúde Auditiva, Dr. Airton Lacerda; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Milton Brasil; o vice-presidente da Unimed, Michel Kaé; e o presidente do Conselho Diretivo, Jorge Mousa.