
Prefeitura de Pedras Altas já normalizou os serviços, mas veículos estão sendo abastecidos em municípios vizinhos Foto: Arquivo TP
Conforme divulgado pelo TP no especial sobre a greve dos caminhoneiros na última edição, o desabastecimento, principalmente relacionado aos combustíveis, levou pelo menos quatro municípios que integram a cobertura impressa do TP a decretar calamidade pública.
Os decretos, baseados na falta de combustíveis para os veículos, mostravam medidas a ser adotadas pelos municípios até o fim de semana, ou enquanto durasse a greve e as Prefeituras tivessem dificuldades de abastecer maquinários e veículos das frotas, principalmente escolar e de saúde.
Entre as medidas adotadas estavam a suspensão das aulas escolares em virtude da falta de combustível para os veículos do transporte escolar, a suspensão de ações que necessitassem de maquinários e a restrição da utilização dos veículos da saúde para atendimentos de urgência e emergência.
A greve foi encerrada após o acordo entre a categoria e o governo federal, mas principalmente, pela ordem de desobstrução das rodovias através da intervenção do Exército. A partir de então, o tráfego dos caminhões começou a ter continuidade e os abastecimentos deram início nos municípios.
Confira a situação dos serviços ofertados pelas Prefeituras da região:
CANDIOTA – No município, todos os serviços foram retomados. De acordo com a assessoria e Imprensa da Prefeitura, apenas o evento em comemoração ao dia do Meio Ambiente que aconteceria nesta segunda-feira (4) foi cancelado, tendo em vista a recente normalização do transporte escolar. Quanto à recuperação das aulas, conforme a assessoria, haverá uma reunião no dia 6 de junho com os diretores das escolas para definir de que forma será feito. E os procedimentos e consultas fora do município que haviam sido cancelados, já estão sendo reagendados. Demais serviços não foram afetados.
HULHA NEGRA – Conforme previsto pelo Executivo, nesta segunda-feira (4), retornaram a normalidade dos serviços municipais. Conforme a assessoria de Imprensa da Prefeitura, o prefeito Renato Machado informou que os veículos da saúde retornaram a realização de viagens de pacientes para outros municípios e as aulas também foram retomadas, assim como o atendimento em todos os setores municipais. “Não tivemos nenhum prejuízo e atendimentos emergenciais foram mantidos na saúde”, afirma o prefeito. Ainda segundo a assessoria, a secretária de Educação Adriana Delabary garantiu a recuperação de aulas em sábados e férias de julho.
PINHEIRO MACHADO – Segundo o prefeito Zé Antônio, após o encerramento da greve dos caminhoneiros, as demandas do município já estão sendo atendidas, como o retorno às aulas em todas as escolas e as viagens da saúde. “As atividades voltaram à normalidade como era esperado pra esse início de semana”, relatou por telefone.
PEDRAS ALTAS – Na Cidade do Castelo as demandas municipais já estão retornando a normalidade. De acordo com Amarildo Borges, do setor de Projetos, as aulas retornaram nesta segunda-feira (4) e viagens da Saúde igualmente. Ao contrário de outros municípios, os abastecimentos de veículos que necessitam de gasolina estão sendo realizados em municípios vizinhos, visto o único posto de combustíveis ainda estar desabastecido e não ter, ainda, previsão da chegada de combustível.