COMEMORAÇÃO

Show de talentos marcará 22º aniversário de Pedras Altas

Festa de aniversário contará com diversas atrações Foto: Arquivo TP

Esta próxima terça-feira (28), será de festa em Pedras Altas. A Cidade do Castelo completa 22 anos de emancipação política administrativa e preparou um evento para marcar a data. Uma reunião ocorreu esta semana entre o prefeito Bebeto Perdomo e os secretários municipais.

O evento irá acontecer no CTG Sentinela de Pedras Altas, dia 28, a partir das 16h, com mateada e show. Entre as atrações, com repertórios para todos os gostos e públicos estão os talentos da terra Alberto dos teclados, Matheus Magalhães, Geison, Felipe Fragoso, Daner Moreira, Rogério Pires, Ana Tê & Jorginho, Pacheco, Cláudio Rochel, Dj Léo e Lilia Silva & Marco Francisco. A noite será encerrada com um show com o grupo Os 4 Irmãos.

Segundo a Administração, após um ano sem a realização da festa de aniversário em razão da pandemia de Covid-19, a expectativa é de muita comemoração. Uma reunião com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) também serviu para definir os protocolos a serem utilizados, onde será obrigatória a apresentação de carteira vacinação com a primeira dose para maiores de 18 anos, liberação de entrada para menores, pois não podem estar vacinados por ainda não terem sido contemplados no esquema vacinal e uso de máscara. “É um evento muito importante para a cidade por ser um símbolo da nossa cultura, tradição e turismo. Estamos com 100% da primeira dose da população vacinavel com a primeira dose e 53,8% com segunda dose na vacinação contra Covid-19. Seguindo protocolos, nossa população pedrasaltense merece uma festividade para comemorara o aniversário da cidade”, disse o prefeito Bebeto Perdomo.

 

SOBRE A CIDADE Pedras Altas herdou seu nome da própria região, de­vido às pedras existentes a uns três quilômetros da localidade. Em meados do século XIX a região era conhecida como “Coxilha das Pedras Altas”. A denominação foi encontrada em cartas escritas à família, por um oficial “Far­rapo” que estava acampado na localidade com as forças de Bento Gonçalves. A correspondência a qual estava escrita a denominação, foi publicada em um Almanaque de Porto Alegre no final daquele século.

Entretanto, Joaquina de Assis Brasil, em depoimento prestado ao historiador Antônio Dias Vargas, no dia 16 de fevereiro de 1969, disse-lhe o seguinte: “Os engenheiros da estrada de ferro, a procura de local adequado para instalação dos trilhos, descobriram duas pedras enormes, uma apoiada sobre a outra, com altura aproximada de cinco metros. Admirados com a obra da natureza, fizeram um esboço do achado, ao qual deram o nome de Pedras Altas”. Isto, segundo Joaquina, originou o nome da estação férrea.

O início da povoação foi proporcionado pelo comendador Manoel Faustino D”Ávila, dono da estância “Vista Alegre”, hoje “São Manoel”, que em 1898 doou os terrenos de sua propriedade, situada na margem oeste de uma das estradas de acesso à estação férrea (atual rua Visconde de Mauá), à ex-agregados e amigos.

Entre os fatos importantes que marcaram a história do município, estão o estabelecimento da Granja Pedras Altas e seu idealizador, Joaquim Francisco de Assis Brasil, o “Tratado de Paz de Pedras Altas”, o Grupo Escolar Assis Brasil” e fundação do Hospital, por iniciativa de Lydia Assis Brasil.

Distante 410km da capital do Rio Grande do Sul, dados do Insti­tuto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam uma população estimada de 2.181 habitantes (2016) e como pontos turísticos, o Castelo de Pedras Altas, construído por Francisco Joaquim de Assis Brasil e a Estação Ferroviária.

Nos últimos dias a população ficou apreensiva, pois se cogitou a possibilidade, após uma decisão do Superior Tribunal Federal (STF), de que o município poderia voltar a ser um distrito de Pinheiro Machado, sendo anulada a emancipação. Contudo, segundo as entidades municipalistas, Pe­dras Altas e outras 29 cidades do Rio Grande do Sul não correm esse risco porque há garantias jurídicas de que o processo de emancipação é totalmente válido. Atualmente, a cidade é administrada pelo prefeito Bebeto Perdomo (Progressistas) e vice-prefeito, Volnei Oliveira (PT).

Comentários do Facebook