ESPORTE

Time “As Minas de Candiota” criou uma associação e busca patrocínio para competições

Equipe está organizando um torneio para o próximo dia 14, na sede do município

Equipe esteve na redação do jornal nesta semana Foto: Sabrina Monteiro TP

No último dia 29 de junho, o time de futebol feminino “As Minas de Candiota” criou e efetivou a sua própria associação. Com isso, a equipe conta com CNPJ e poderá aceitar patrocinadores e participar do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino no próximo ano.

Em visita na redação do TP na manhã desta quarta-feira (3), a equipe falou sobre a importância do processo, o início do time e os planos futuros para a equipe que é liderada pelo treinador Cléo de Moura.

No começo da conversa, Cléo relembrou que o time foi criado em janeiro deste ano, dizendo que no primeiro treino somente quatro meninas compareceram e que surgiu a dúvida se a ideia realmente daria certo. Mas logo nos treinos seguintes o grupo foi aumentando, e atualmente contam com 70 atletas de Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Bagé, tanto da cidade quanto do interior. “O futebol feminino pra mim é vida, eu sempre digo que é o melhor momento do meu dia quando eu estou com elas, e por isso eu comecei a refletir sobre criar um clube”, mencionou, informando que o time é composto por mães de famílias, adolescentes entre 12 e 13 anos, e meninas na faixa dos 18 anos.

Sabendo que para disputar o Gaúchão é preciso ter CNPJ e uma associação, o treinador então pediu ajuda para o gabinete da vereadora Luana Vais, que de pronto topou e desafio e correu atrás das informações para conseguir os documentos necessários. “A Luana é uma liderança da cidade e em vários lugares, e a Dienifer foi minha atleta lá no comecinho de tudo”, comentou. No momento, o time está em busca de patrocínio e com o foco de conseguir a primeira parte do processo, o uniforme. “Visitei quase todo o comércio local e tivemos uma boa aceitação, e ainda estamos aceitando ajuda. Nós vamos disputar em Pedras Altas na próxima semana e não temos como ir, também temos jogos em Pinheiro Machado com duas equipes, pois sempre buscamos contemplar todas as nossas jogadoras”, reforçou Cléo.

Em sua fala, Luana que também pratica o esporte destacou que o time é o primeiro no município que se consolida como associação, pois entre tantas metas a principal é o Gaúchão. “É histórico em Candiota, e enquanto mandato nós nos somamos pra ajudar nessa formação, porque já temos experiência em criar associação e assim como eu tem outros voluntários. Vamos construir muita coisa legal”.

As jogadoras e integrantes da diretoria do time, Fláviane Mello, Chaiane Matielo e Isabel Perera, falaram que estão felizes por terem sido convidadas para o time, pois gostam muito de futebol. Ainda, elas reforçaram que irão ajudar no que for preciso.

 

TREINOS

 

O time está realizando os treinos aos sábados no campo Tarumã, localizado na sede de Candiota, das 16h às 17h30. Segundo Cléo a equipe também tem horário no ginásio Lucas Porciúncula, porém como é cobrado R$ 50 por hora, se torna caro.

“Isso aí é uma crítica construtiva. A gente queria muito que o futebol feminino não tivesse que pagar horário em lugar nenhum pra jogar, porque é o esporte que ainda tem um preconceito gigante com a mulher, e a mulher precisa do espaço dela. E elas amam, elas trabalham, elas cuidam da casa, e ali quando elas estão ali é pra esquecer um pouquinho dos problemas. E a gente queria muito que o poder público olhasse com carinho e não cobrasse horário nos ginásios”, sugeriu ele.

 

NOME DO TIME

 

De acordo com Cléo, o nome do time é referente as meninas e ao carvão de Candiota. Então no símbolo tem uma menina jogando com a imagem da usina atrás, com a intenção de valorizar o carvão e o futebol feminino.

 

TORNEIO

 

Para o próximo dia 14 de julho, o time está organizando um torneio no ginásio Lucas Porciúncula. As inscrições encerram nesta segunda-feira (8), sendo que restam apenas duas vagas disponíveis. Será cobrado o valor de R$ 150 por equipe, além de 1 kg de alimento por atleta, uma forma de ajudar as vítimas da enchente que assolou o Estado.

Haverá troféu e medalha para o 1º, 2º e 3º lugar, além do troféu disciplina, goleadora, goleira menos vazada, e medalha para o destaque de cada partida. “No final do torneio vai ser escolhida a melhor ala direita, melhor ala esquerda, melhor goleira, melhor pivô, melhor fixa e o melhor treinador e vão ser premiados com uma medalha”, informou Cléo.

Acompanhe as atividades e informações do time pelas redes sociais @as_minascandiot.

Primeira diretoria do time

Presidente: Dienifer Soares

Vice-presidente: Cléo Luiz de Moura

Secretária: Karoline de Araújo Azevedo

Vice-secretária: Sandriani Braga Antunes

Tesoureira: Chaiane Aguirres Matielo

Vice-tesoureiro: Emerson Porto de Oliveira

Conselho Fiscal

Titulares: Everton Morales Prestes, Iara Cassia Azevedo dos Santos e Raquel Pech Araujo.

Suplentes: Fláviane Mello Pintos, Maria Isabel da Silva Perera e Jaqueline Behling da Silva.

 

Comissão Técnica

Técnico: Cléo de Moura

Preparador físico: Jonas Morais

Pscicólogo: Emerson Porto

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook