Conforme nota divulgada pela Prefeitura de Pinheiro Machado, a coleta de resíduos recicláveis, realizada pela Associação Pinheirense de Trabalhadores com Reciclagem ‘Reciclando para Viver’, seria retomada nesta sexta-feira (1º de novembro). A retomada é fruto de uma reunião realizada na última quarta-feira (30), na Promotoria de Justiça, com a presença do promotor Adoniran Lemos Almeida Filho, do secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Térbio Bacchieri Gallo, e da presidente da Associação, Maria de Fátima Fernandes Madruga, a Nena. Na oportunidade, foram definidos os termos para o uso imediato do caminhão novo da Associação (foto) – adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado Dionilso Marcon (PT) e que já estava na cidade desde meados de maio deste ano.
Segundo o despacho da Promotoria, a Prefeitura fornecerá, até o fim de 2024, o motorista e o combustível necessários para que a Associação possa operar o novo caminhão. Caso o veículo enfrente qualquer tipo de problema mecânico ou fique fora de uso, a Prefeitura se compromete a disponibilizar outro veículo, garantindo que o serviço de coleta de recicláveis continue ativo. A partir de agora, com o acordo e a liberação do caminhão para uso provisório, a coleta de materiais recicláveis voltará a ocorrer regularmente. “Esta medida foi tomada para garantir o atendimento às demandas da comunidade e a manutenção do trabalho realizado pela Associação”, assinala a nota emitida pela Prefeitura.
O TP conversou com a presidente da Associação, que estava radiante com o desfecho, dizendo que há cerca cinco meses eles esperavam por esta definição, sendo que o veículo que utilizavam, uma VW Kombi estragou e não tinha mais condições de operar.
Nena salientou que a não utilização do caminhão tinha como justificativa ser um ano eleitoral, porém ela meio que questionou essa situação, mas no fim apenas comemorou. “Graças a Deus foi esclarecido e liberado e a gente agradece, porque nós dependemos desse trabalho e não temos uma renda fixa. Para nós o pouco já é muito e sabermos que estaremos dando a logística certa a este material. Agradecemos e mais ainda à população, que está sempre nos apoiando”, disse, assinalando que “ainda é pouco o recolhimento duas vezes por semana, mas o importante é que voltou”. Sobre como vai ser em 2025, ela adiantou que em seguida estará em contato novamente com a Promotoria para um novo encaminhamento.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*