Transição Energética Justa em Candiota

*Jonas Moraes (John)

Candiota é uma cidade encantadora, localizada em solo abençoado. Conhecida por seu caráter acolhedor e seu potencial econômico. Com paisagens deslumbrantes e uma rica história cultural, Candiota tem muito a oferecer. Entretanto, a cidade também enfrenta desafios econômicos que precisam ser superados para garantir um futuro promissor.

Apesar dos desafios, Candiota possui inúmeras oportunidades para o seu desenvolvimento econômico. Com seus recursos naturais, como a reserva de carvão, a cidade tem potencial para impulsionar setores como energia renovável e indústria. Além disso, o turismo e a agricultura sustentável são áreas promissoras que podem impulsionar a evolução econômica. O município precisa mostrar que tratamos a Transição Energética Justa como uma aliada e não como inimiga.

Com fulcro a premissa do engenheiro químico Felipe Coutinho que trata a transição energética justa como uma soma de energias e não uma substituição. Isso se evidencia pelos mais de 300 anos utilizando diversas fontes e em conjunto, uma somando a outra, em acúmulo continuo.

Portanto, Candiota, terá que se portar como a cidade da transição enérgica justa e sustentável em todas as esferas municipais, sendo algumas delas ecológicas, econômicas e sociais. Logo é imprescindível que novos meios sejam abordados. A criação de um Hub Tecnológico e investimentos em startups poderão proporcionar a criação de novos empregos e a diversificação da economia.

Sendo assim, desenvolvimento econômico de Candiota deve ser pautado pela sustentabilidade. É fundamental adotar práticas sustentáveis em todos os setores, como energia renovável, agricultura orgânica e preservação ambiental. O foco no desenvolvimento sustentável garantirá que a cidade prospere economicamente sem comprometer os recursos naturais e a qualidade de vida de seus habitantes.

*Vereador do MDB

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook