ELEIÇÕES 2020

TRE-RS mantém indeferimento da candidatura de Betiollo

Julgamento virtual do TRE-RS aconteceu agora à tarde Foto: Reprodução TP

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) se reuniu virtualmente na tarde desta quinta-feira (12) para julgar 72 processos eleitorais de todo o Estado. Dentre eles estava o recurso impetrado pelos advogados do candidato a prefeito de Pinheiro Machado, Carlos Ernesto Betiollo (PSDB), que teve seu registro indeferido pelo juiz da 35ª Zona Eleitoral, Ricardo Hamilton Arteche, acolhendo ação de impugnação do Ministério Público Eleitoral (MPE).

No julgamento, por unanimidade, os desembargadores negaram o recurso de Betiollo e mantiveram o indeferimento à sua candidatura. O acórdão da decisão será publicado somente nesta sexta-feira (13).

Desde o início, Betiollo tem reafirmado que seguirá na disputa eleitoral e que apelará para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e se for preciso, segundo ele, para o Supremo Tribunal Federal (STF). Com a nova derrota jurídica, Betiollo se mantém como candidato na condição de sub judice. Segundo a legislação, ele aparecerá na urna e poderá ser votado, contudo seus votos serão validados somente quando houver uma decisão final (trânsito em julgado), ou seja, quando não couber mais nenhum recurso.

Na edição impressa do TP desta sexta-feira, será possível conferir mais esclarecimentos e explicações sobre como fica a eleição pinheirense com esse impasse político-jurídico.

Comentários do Facebook