Três Toques – 13/DEZ/2024

*Por Odilo Dal Molin

ACORDAR

Vivemos no controle automático, melhor dizendo na rotina diária, como se nada nos possa interessar. Todo dia, tudo sempre igual. Chico Buarque compôs uma música que trata disso: ‘Todo dia ela faz tudo igual, me acorda às 7 horas da manhã…’

Só que nós precisamos nos aperceber e varrer a rotina para a lata de lixo. Todo dia nos reinventamos, criamos novos fatos e a vida nos chama para produzirmos uma nova realidade. Precisamos acabar com a rotina. Um dia não precisa ser como ontem. Temos ideias, temos projetos, temos que abafar a rotina. Ela nos desarma e nos transforma em robôs, nos massifica e nos oprime. É a chamada ‘zona de conforto’.

Quando paramos de fazer e aprender, perdemos o que temos de melhor. Hoje há a zona do conforto – a nossa velha amiga preguiça. Tudo como ‘dantes como a casa de Abrantes’.

 

CRIADORES

Somos criaturas, não criadores. Este é o pensamento que nos oprime, nos escraviza e nos põe de joelhos. Somos CRIADORES e temos que fazer com que, como criadores transformemos a nossa vida e a própria sociedade. Ante ao problema, a solução dele.

A abominável estrutura que nos põe no lugar adequado e confortável é a própria desgraça das nossas vidas. Somos únicos na Criação. Temos sósias, imitadores, mas não temos ninguém igual a nós.

Nossos filhos não são iguais. São únicos, indivíduos. Todos diferentes.

Há que ter consciência deste fato e cada um tem que fazer sua vida. As estruturas que a sociedade dispõe têm que ter o teu tom, teu modo de viver no mundo.

Não podemos terceirizar nossas vidas sob pena de sermos escravos. Livre pensar, livre realizar e livre sobreviver num mundo cada vez mais egocêntrico e devorador.

Não podes te conformar com um mundo automático e tirânico. Tu és livre. Exerças teu direito de erigir tua vida. É uma construção única. Ninguém vai te tirar este direito.

A LIBERDADE é patrimônio do indivíduo. Tu, nós e eles vamos produzir uma vida melhor, uma família melhor e uma cidade melhor. Nós todos somos filhos do mesmo PAI. Os mesmos deveres e os direitos iguais.

 

LIVRE PENSAR…

…livre fazer, livre viver. Livre viver com os outros. Livre pensar e escolher. Rotina, xô!

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook