TRÊS TOQUES – 14/MAR/2025

OURO NEGRO

Claro que tu sabes que Candiota é a Capital do Carvão Mineral no nosso Rio Grande e Capital Nacional também. Já são muitos anos de trabalho, empregos e riqueza provenientes da mineração e consequente bem estar de quem mora aqui.
Talvez a demora para a emancipação de Candiota tenha atrasado este debate tão oportuno. Quando pertencíamos a Bagé éramos apenas alguns ‘pilas’ a mais num caixa de ricos pecuaristas e imigrantes de agricultores. As empresas locais administravam e resolviam ao seu modo os problemas que surgiam. Entre idas e vindas, a CEEE se dava ao luxo de vetar o acesso à área à pessoas indesejáveis.
Tailor Lima teve capacidade e competência para por um fim neste comportamento e deflagrou o movimento de emancipação.
O ouro negro nos criou, nos libertou e nos emancipou. Interessante que a cidade de Hulha Negra não minera carvão. Lá, porém, foi onde tudo começou.

USINA DE CANDIOTA

Vou profetizar, desculpem-me o atrevimento. A Usina de Candiota não será fechada agora. Uma cigana me contou que depois de muito interrogar os búzios entendeu que um país gigantesco como o nosso não pode simplesmente abrir mão da riqueza dos seus minerais. Atrevida, ela afirma que o desmonte da Amazônia, em pleno andamento, polui mais que a queima do carvão. Atrevida a cigana. Pensei um bocado e concordei. Agora o governo vai explorar petróleo na Amazônia. É pouco ou quer mais?
A gente sabe que minerar carvão e queimá-lo polui sim. Só que a fome e a miséria poluem muito mais. O mundo é redondo e gira num eixo virtual. Vai continuar girando. A cigana sabe!
A fome e a miséria são as maiores poluições do mundo, junto é claro com a ignorância. A ignorância mata o cérebro e te torna cego. Vamos combater a cegueira e a miséria.
Há um tempo ainda!

GATOS e Gatinhos…

… era uma vez, um gato chinês, queres que te conte outra vez?
Lá nave vá…

Comentários do Facebook