Três Toques- 24 a 27/MAR/2023

TUDO DE NOVO, MISTURADO AO MESMO TEMPO – Reforma agrária

Temos novamente o debate sobre a reforma agrária. São os mesmos personagens, os mesmos figurantes, a mesma ideologia vendendo seu peixe.

São também os mesmos personagens, as mesmas ideologias negando.

Diante dos fatos não há argumentos. Vou fazer a pergunta necessária: para Candiota a Reforma Agrária foi boa?

A resposta é SIM. Foi muito boa. Povoou o nosso interior e trouxe dignidade às pessoas que chegaram aqui em estado deplorável. Creiam, eu vi e vivi a dor nos rostos e nos olhos das mães e avós; ajudei a secar as lágrimas do medo e da incerteza do futuro. Foram anos muito duros para os assentados de Candiota até que se ajustassem ao clima, à nova terra que se negava ao cultivo manual e animal.

Tudo se ajustou e o povo não é mais ASSENTADO, pois se tornou CIDADÃO candiotense. Seus filhos são filhos de Candiota, nossos irmãos de cidadania.

O comércio de Candiota é desenvolvido e mantido pelo povo assentado. Quem acreditou hoje está rico. Muitos procuram um “eldorado” e não vêem o que está à sua frente.

MISTURADO – Reforma Agrária

Não há só virtudes na Reforma Agrária. Há muitos problemas que tem que ser enfrentados.
O maior deles é IDEOLOGIA. Este programa tem que ser programa de ESTADO. O “dono” disso é o ESTADO BRASILEIRO e não deve ser politizado. A nação brasileira é quem assenta e determina quando e onde vai implantar suas reformas.

Há muitos lotes em Candiota alugados para plantio de soja. Sabemos que há planos para compra de lotes para saciar a voragem do lucro. Isto é fatal.

Sabemos e reconhecemos o valor das ideologias, seu poder e riqueza, mas o povo é maior.

VIVA CANDIOTA

Estamos de aniversário. Somos ainda uma cidade criança que vai se formando e misturando todos nós para formar um povo CANDIOTENSE.

Nosso município merece o povo trabalhador que tem.

Vamos abraçá-lo, cuidar como se cuida de uma criança. Candiota precisa de amor!

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook