Três Toques – 26/JAN/ a 1º/FEV/2024

HARMONIA

Nosso município foi criado com quatro principais núcleos habitacionais: Dario Lassance, Vila Operária, Seival e Vila Residencial.

Depois o loteamento João Emílio desenvolveu-se e compõe o quinto núcleo habitacional de Candiota.

Era muito difícil satisfazer as pessoas e contemplar a todos. Era pacífico, porém, que a sede seria Dario Lassance.

Procurou-se contemplar as demais localidades para que não houvesse disputas internas e interesseiras entre as nossas “cidades”.

Seival e João Emílio receberam água, residenciais, postos de saúde, esgotos e centros comunitários e por aí vai.

Buscou-se ter uma cidade com muitos membros.

A Vila Operária, por ter mais população, ficou com as Secretaria de Obras, Secretaria de Educação, Câmara de Vereadores e o CRA (Centro de Reabilitação e Apoio).

DESMANCHE

Sei que o agrupamento dos órgãos públicos faz bem ao Governo do Município. Quanto mais próximos, melhor interlocução, melhor condenação na Administração e Serviços.

E para o cidadão o que é melhor? Claro que quanto mais próximo o serviço, o órgão público, melhor para ele.

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO faz algum tempo foi transferida para a Sede do Município. Certamente há muitas justificativas e explicações que fundamentam esta transferência.

Agora anunciam os arautos do desmanche da unidade do Município, vai se transferir para a Sede o CRA. Certamente há mil razões para justificar esta atitude. E o povinho? Foi consultado? O que o cidadão disse sobre este desmanche?

Um governo minimamente democrático teria consultado o povo do Município. O autoritarismo sempre foi e sempre será uma chaga na Democracia. A própria palavra significa ‘o povo no Governo’ ou ‘Governo para todos’.

Nossos vereadores só dizem amém? Ou não são consultados? Não há interesse neste debate? Pois deveria haver.

A unidade de Candiota está em grande perigo. Todos os núcleos fundadores do nosso Município têm que ser contemplados e Candiota tem que ser governada com critérios habitacionais e sociais. É isto que nos une e fortalece. Se os governantes não se acordarem do ‘berço esplêndido’ onde dormem e sonham, o povo vai acordá-los.

 

O QUE FOR SERÁ

O tempo, ah! o tempo

Razão haverá para viver

E amar. Concreto.

A lágrima que salga

O beijo da paz.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook