Uma construção de muitas mãos

A informação divulgada em primeira mão pelo TP nesta edição – e não poderia ser diferente, de que as tratativas estão avançando para que o Rio Grande do Sul e consequentemente Candiota, tenha as mesmas condições que Santa Catarina para fazer a transição energética em relação ao carvão mineral, já são motivo de comemoração – claro, sabendo que ainda muita coisa precisa ser feita, especialmente em termos de transição propriamente dita.

Mas é preciso ter clareza do momento importante que se chegou e para se estar aqui, foi preciso que muita gente tenha se mobilizado. Ainda falta muita coisa, como já dito, porém não nos furtamos em celebrar comedidamente esta pequena vitória e avanço.

A mobilização regional, que diga-se de passagem não é de hoje, recém colhe alguma coisa de positiva em meio a uma verdadeira avalanche de notícias ruins que vinham desmoronando sobre nossas cabeças.

A abertura por parte do governo federal liderado pelo presidente Lula de ter um olhar atento para as graves consequências que podem acarretar para uma região ainda pobre e subdesenvolvida, precisa ser enaltecida, assim como aqueles que levaram essa situação para o centro do governo da República.

Vamos vibrar, claro, com a devida parcimônia, redobrando nossa vigilância para esta verdadeira operação em debater o futuro da região. Os que vão nos suceder, com certeza terão orgulho de nossas ações. Estamos aprendendo, a duras penas com esta situação, de que a luta coletiva, irmanada, sem vaidades ou estrelismos, vai nos levar a um lugar bem melhor e quando de fato estivermos lá, podemos sim disputar politicamente. Por agora, nos concentremos unidos em torno do objetivo, que é comum a todos nós, tendo a certeza que a grande vitória, ao fim, será de toda a comunidade regional.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook