EDUCAÇÃO

Unipampa desenvolve projeto para monitorar casos da Covid-19

Projeto apresenta histórico da região em que a Unipampa atua e mapas comparativos entre municípios do Rio Grande do Sul

Mapa mostra casos confirmados para Covid-19, por município de residência Foto: Divulgação TP

Qual a situação e o que esperar da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul e nos municípios de atuação da Unipampa? Para monitorar essa situação, um estudo de monitoramento e apresentação de dados em diversos níveis sobre o novo coronavírus está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Itaqui, desde o início da pandemia. O projeto de pesquisa, chamado de SIGPampa, apresenta atualizações diárias dos dados referentes aos casos confirmados de Covid-19 no Rio Grande do Sul, além de um recorte comparativo para os dez municípios gaúchos em que a Unipampa atua. As informações organizadas no site do projeto são mapas, dados geoespaciais, número de casos confirmados e óbitos por município, bem como a data de cada inserção.

De acordo com o professor Sidnei Luís Gass, coordenador do projeto, o SIGPampa surgiu em 2015 com o objetivo central de desenvolver materiais que permitam aplicar o uso de geotecnologias e cartografia. Neste momento da pandemia, o foco das pesquisas se voltou para “estruturar uma base de dados que possa instrumentalizar pesquisas futuras, tendo em vista que os dados aos quais a população, e os pesquisadores, tem acesso de forma imediata e diária, são, em geral, dados em tempo real, ou seja, não se tem uma visão histórica do processo” explicou.

As pesquisas atuais do projeto trabalham com dois focos: o primeiro com dados do Rio Grande do Sul e o segundo dos municípios de atuação da Unipampa. Assim, é possível verificar o histórico de casos em cada município afetado no Rio Grande do Sul, a projeção do avanço e recuo da contaminação.

O coordenador do projeto salienta a complexidade do acesso aos dados, pois o acompanhamento precisa ser diário, sem interrupções. “Neste momento, entendemos que precisamos compilar o máximo de dados possível para que posteriormente se tenha um banco de informações que possa dar conta de abastecer as pesquisas da melhor forma possível. Pesquisar um fenômeno enquanto ele acontece, e ainda, nesta velocidade, é algo com que não estamos acostumados a lidar diariamente. Mas, nos adaptamos e fazemos a nossa parte”, conclui.

MAPEAMENTO NO RS – Diariamente, a partir dos dados oficiais que são divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, os integrantes do projeto atualizam a sua base de dados e apresentam um novo mapa com a distribuição dos casos no estado. A base desenvolvida está organizada para preservar a evolução diária dos dados.

MAPEAMENTO EM MUNICÍPIOS – Para os dez municípios de atuação da Unipampa, o projeto desenvolveu uma ferramenta de acompanhamento online que também é atualizada diariamente. Nesta ferramenta, ao clicar sobre um dos municípios, é possível visualizar a evolução do número dos casos, por dia.

OUTRAS INFORMAÇÕES – A página do projeto SIGPampa disponibiliza também outras pesquisas científicas que estão sendo desenvolvidas, além de materiais científicos de referência, possibilitando o intercâmbio de saberes entre diferentes instituições universitárias e institutos de pesquisas.

Comentários do Facebook