O sol brilhou forte e o céu é de brigadeiro neste sábado, 23. As temperaturas estão agradáveis. Esta combinação, aliada a grande programação, deve movimentar ainda mais a 2ª Colônia em Festa, que está acontecendo desde manhã no ginásio e entorno da escola municipal Santa Izabel, no assentamento São Miguel, a cerca de 15km da sede de Candiota.
A reportagem do TP já esteve durante boa parte da manhã no evento e o público deve aumentar durante a tarde e noite. A programação é extensa e vai até a noite de amanhã (24). A estrada até o local está em boas condições de trafegabilidade.
A abertura oficial da segunda edição da Colônia em Festa programada para a amanhã de hoje foi adiada para às 15h. Conforme uma das organizadoras do evento, a coordenadora de Agropecuária do município, Luana Camacho Vais, a expectativa é a melhor possível, inclusive com o clima colaborando. Ela espera a presença massiva de público, não só do campo, mas também da cidade. “Trabalhamos muito para organizar esta segunda edição, apesar dos poucos recursos, e esperamos a presença de todos”, convoca.
ESCOLHA DA RAINHA – Uma das novidades deste ano será a escolha hoje à noite, a partir das 20h, da rainha e princesas da festa. Nove candidatas devem subir a passarela: Francine Castro Rodrigues (15 anos), Flávia Castro Rodrigues (15 anos), Thaís Aline Oliveira (16 anos), Miriã Alves da Silva (16 anos), Liliane Martins (19 anos), Sheila Brusque Ferreira (17 anos), Eliane Martins (19 anos), Marina Machado Soares (15 anos) e Caren Santos (16 anos). Após o concurso acontece um grande baile animado pela banda Flor de Serra.
PRODUTOS COLONIAIS – As delícias da colônia estão em exposição e à venda no evento. O grupo de mulheres feirantes de Candiota, que todas as sextas-feiras está no Galpão do Produtor, na sede do município, está expondo suas maravilhas culinárias também na Colônia em Festa. Uma parte delas fica na cozinha produzindo massas e molhos especiais para quem quiser almoçar no local. Conforme as produtoras Olália da Silva (Cocota) e Noêmia Bairros, as massas também podem ser adquiridas para serem levadas para casa. “Tudo é feito com produtos coloniais”, avisa Cocota.
Outras oito feirantes estão na tenda armada próxima ao ginásio e ali é possível encontrar toda sorte de guloseimas coloniais. São pães, cucas, bolos, compotas, queijos, ambrosias, ovos, rapaduras, hortaliças e outra infinidade de produtos que estão à disposição do público. A feirante Ane Luciane Cornelius, do assentamento Santa Lúcia, juntamente com as outras produtoras estão esperando a visita da comunidade. “Fizemos tudo com muito carinho e dedicação”, assinala.
ARTESANATO – Também sob o lonão está a Feira do Artesanato Candiotense, que representa mais de 150 artesãs do município, que são organizadas em 12 grupos, sendo 10 deles nos assentamentos e dois em Seival. O trabalho tem a supervisão e incentivo da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho e Renda.
Na feira é possível encontrar uma variada gama de produtos feitos pelas mãos habilidosas das candiotenses. Dentre eles, está o trabalho em lã crua da artesã moradora do bairro João Emílio, Nilva Elsner Schwert. São diversas peças de vestuário, como casacos, coletes, mantas, meias, toucas, entre outros. Nilva viaja por muitos lugares levando sua arte. Já esteve por duas vezes representando Candiota na Expotchê, em Brasília (DF). Também já vendeu duas de suas peças para exterior, uma para Londres (capital inglesa) e outra para a Guatemala. “Eu ajudo a levar o nome de Candiota para longe”, afirma, reforçando que o artesanato é uma boa complementação de sua renda.
PROGRAMAÇÃO – A vasta programação de integração do campo com a cidade prevê ainda torneio de futsal (são 12 equipes inscritas e a final acontece amanhã durante o dia); café colonial (hoje e amanhã a partir das 15h30); bingo colonial somente com produtos da colônia, como porco, galinha, ovelha, queijo, ovos, etc a partir das 15h de amanhã e uma grande gincana colônia.