A vereadora pinheirense Laura Ratto (MDB) levanta preocupação com as pessoas com deficiência. Segundo ela, não existe nenhum espaço que forneça o suporte necessário para desenvolvimento e acolhimento de crianças, especialmente.
Neste sentido que a parlamentar buscou subsídios em recente viagem a Pelotas, ao visitar duas entidades de atenção especial que realizam esse trabalho. Ela esteve na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro de Tratamento ao Autista Dr. Danilo Rolin de Moura.
Segundo ela, o objetivo é ver ideias que sejam aplicáveis na cidade. “Em Pinheiro Machado, o único órgão que realiza atendimento especializado é a Apae, que conta somente com quatro funcionárias para atendimento de 27 alunos”, aponta.
Outro aspecto destacado pela vereadora é a falta de diagnóstico precoce no município, realizado na primeira infância. De acordo com Laura, os programas de Intervenção Precoce são essenciais para o desenvolvimento do quadro da deficiência. “Temos que batalhar por essa parcela da população que é muito pouco assistida, e muitas vezes deixada de lado”, alerta.
Ainda conforme a vereadora, a criação de políticas públicas de atendimento à comunidade em geral, sem deixar nenhuma parcela de fora, é urgente – e a criação de um local apropriado, onde se possa contar não só com programas de educação, mas também de saúde, proporcionará um desenvolvimento muito mais otimizado para esse público. “As crianças especiais precisam ser assistidas sempre, com terapias, atividades físicas e atendimentos especializados são fundamentais”, enumera.