GESTÃO

Vice-prefeito e chefe de gabinete de Pinheiro Machado participam de reunião da Azonasul

Pesquisa de vitimização esteve entre as pautas discutidas no encontro

Autoridades pinheirenses consideraram a reunião bastante produtiva Foto: Divulgação TP

Na tarde da última quarta-feira (17), o vice-prefeito Rogério Moura e a chefe de gabinete, Lóren Pinto Ferreira, estiveram na cidade de Pelotas para participar da reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (AzonaSul).

No local, estavam os representantes dos 33 municípios que compõem a Associação. As pautas tratadas foram a alteração do critério de cálculo do ICMS/Educação; definição da assinatura ou não do aditivo com a Corsan; GGI Zona Sul e pesquisa de vitimização com apresentação da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, sobre o Pacto pela Paz e apresentação de proposta de um Torneio de Futsal da Zona Sul.

Segundo o vice-prefeito de Pinheiro Machado, Rogério Moura, é de extrema importância fazer a pesquisa de vitimização, que irá relatar casos de violências que ocorrem dentro do município e que, muitas vezes, não aparecem nos boletins de ocorrências. “A partir daí poderemos nortear nossas ações para minimizar esses casos. Em relação ao aditivo da Corsan, a reunião foi muito esclarecedora, relatei que a estatal não vem cumprindo com o contrato frente ao município e pedi que seja realizada uma outra reunião com as prefeituras a fim de fazer uma análise criteriosa sobre a situação de cada município”, relatou.

Para a chefe de gabinete, Lóren Ferreira, a reunião foi muito produtiva. “Visto que, pela experiência do município de Pelotas, os demais municípios que compõem a Azonasul puderam vislumbrar, após a realização de pesquisa de vitimização e da criação de Gabinete de Gestão Integrada, com a participação da gestão municipal e de diversas forças policiais, alternativas para a redução da criminalidade e para a realização de políticas públicas adequadas ao perfil de cada município”, disse.

Lóren relatou também, quanto ao Marco Legal do Saneamento e os efeitos da privatização da Corsan para os municípios. “O advogado Gladimir Cieli fez uma explanação bastante esclarecedora a respeito dos direitos dos municípios e das alternativas que estes possuem para resolver os problemas ligados a esse tema. Ações como esta são extremamente importantes para que os municípios possam trocar experiências e criar alternativas conjuntas, que beneficiem a todos”, falou.

Ainda de acordo com o vice-prefeito, ao final da reunião ficou acertado que cada prefeitura irá repassar seu contrato junto a Corsan para ser analisado pelo assessor jurídico da Azonasul. “Dessa forma vamos buscar o caminho correto a ser seguido e que não fira os interesses da comunidade pinheirense”, afirmou.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook