A Emater

No Brasil do século 21, querem convencer que administrador público competente é aquele que fecha empresas públicas. Se a empresa deixou de cumprir uma função social é inevitável. Fechar a empresa pode ser necessário quando o mesmo serviço oferecido pela iniciativa privada é mais barato e disponível.

O maior empreendimento feito na região nas últimas décadas foi realizado pelos emancipadores de Hulha Negra e Candiota, os precursores do movimento que levou as emancipações de Aceguá e Pedras Altas.

Que empresas surgiram na região nos últimos 30 anos e geraram mais empregos diretos e indiretos que os municípios (Prefeitura+Câmara) de Hulha Negra e Candiota? As duas usinas construídas em Candiota, talvez. Porém, unidades da usina da CGTEE, fases A e B, em Candiota, fecharam.

Que empresa paga mais remunerações nos municípios que a previdência? Em Hulha Negra, o Marfrig; nos demais municípios da região, nenhuma. O dinheiro nas mãos de servidores públicos não para. É “oi” e “tchau”. O “giro do capital” acelera a economia.
Consta que o governador pretende liquidar mais uma empresa financiada em parte com recursos públicos do Estado, a Emater. É pouco inteligente.

Coisa de governador que foi estudante e, formado em direito, virou político profissional. Não empreende com recursos próprios. Se empreendesse, entenderia que grandes empresários compram empresas com potencial, ainda que em dificuldades econômicas, e as fazem rentáveis e lucrativas.

Este que aqui escreve foi um dos responsáveis, quando prefeito, por viabilizar a instalação do escritório da Emater em Hulha Negra, em novembro de 1993. Desde então, a Emater foi tão importante e inserida na vida comunitária que dois prefeitos, dos quatro prefeitos que o povo de Hulha Negra elegeu em sua história, em sete eleições, eram técnicos da Emater quando foram eleitos.

A Emater foi uma das âncoras do desenvolvimento de Hulha Negra nas últimas décadas. Uma empresa formada por profissionais que irradiam idéias, elaborando projetos e acompanhando a execução dos mesmos, promovendo eventos comunitários, econômicos, educacionais, culturais e esportivos.

Foi determinante na melhoria da qualidade de vida e na evolução do meio rural.

A Emater, parceria de muitos no desenvolvimento social e econômico deste Estado, não pode ser descartada, sob pena de ampliarmos as desigualdades e transformarmos uma sociedade produtiva em uma sociedade de dependentes de benefícios públicos.

Comentários do Facebook