A gestão

Alguns amigos que me conhecem razoavelmente dizem que sou teimoso. Sou. Quando acredito em algo, talvez não seja teimoso, mas persistente, não me deixo levar pelo primeiro ou segundo não ou porque algumas pessoas dizem que é difícil.
Encontrar público para falar sobre gestão não é das coisas mais fáceis. Andei fazendo e voltarei a fazer cursos sobre gestão na Federação das Associações dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul – Famurs. Já fiz dois cursos por lá. Um tinha 7 interessados, outro tinha 8 interessados. Ministrei as aulas como se estivesse falando para uma multidão.
Esta semana, nas dependências da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – Fiergs, ministrei um curso, de 4h/aula, em evento organizado pela Associação Sul-riograndense de Engenharia de Segurança do Trabalho – Ares. Havia 15 interessados. Uma multidão. Falei da multidão aos presentes e não estava brincando. É bem mais fácil, acredito eu, achar público para uma palestra motivacional. Gestão, são outros quinhentos.
Tenho tentado entender porque razão o conhecimento de gestão não interessa. Ainda não entendi. Mas vou continuar tentando.
A abordagem de gestão trata de um tema amplo, geral e irrestrito, numa linguagem de outra época. Parece-me que as pessoas querem tratar do específico, do detalhe, do particular. Do tema que interessa neste momento.
Gestão, como escreveu Lauro Trevisan, num poema, sobre ter espírito jovem, trata daqueles que “Enxergando mais além, souberam ver o futuro, pondo luzes no escuro, pra nortear os que vêm”.
Dizem que vivemos no mundo onde tudo muda de uma forma absurdamente veloz. Há um engano nisto. A lei da gravidade não muda. Os princípios que regem o certo e o errado também não mudam. Podem sofrer ligeiras adaptações e alterações de abordagem, mas não mudam.
Falar de gestão é tratar de princípios e não são muitas as pessoas que estão dispostas a analisar seus acertos e equívocos. Menos ainda são as que estão dispostas a alterar seus comportamentos, seus vícios cuidadosamente cultivados em muitos anos.
A realidade nos mostra, todo dia, de forma clara e evidente, que bons gestores não são muitos. A sociedade precisa de mais pessoas qualificadas em gestão. Melhor continuar levando informações, cuidadosamente pesquisadas, a alguns que queiram se educar para serem melhores. Ainda que alguém diga que sou teimoso de querer encontrá-los.

Comentários do Facebook