EMPREENDIMENTO

Antigo Hotel Brasil é reinaugurado como Hostel 182 em Pedras Altas

Após 15 anos de portas fechadas, empreendimento é reaberto pela família Cunha

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Fachada ainda possui características do Hotel Brasil, principalmente no letreiro Foto: Divulgação TP

Com o objetivo de resgatar a história familiar que envolve o antigo Hotel Brasil, em Pedras Altas, foi inaugurado o Hostel 182. Uma mescla de itens da atualidade com o charme de lembranças de época, a hospedagem, única na Cidade do Castelo, reabriu as portas na avenida Comendador Ávila, 182, na rua principal da cidade.

Prefeito Bebeto Perdomo recebeu a nova administradora, Sandra Cunha, em seu gabinete

Atualmente, o hotel é administrado por Sandra Cunha, esposa de Giovanni Cunha, que é neto de Ataliba Cunha, o Quiqui, idealizador do empreendimento tocado por ele e a esposa Felicinda até o ano de 1977, quando faleceu com mais de 100 anos.

Conforme explicou Sandra a reportagem do TP, a reabertura da hospedagem com um toque mais moderno, pois possui também a característica de hostel, foi também uma forma de homenagear a única herdeira direta do local, Santa Therezinha Cunha Sposito. “Me apaixonei pela história do hotel, tanto pela família como pelo município e resolvi patrocinar essa segunda reforma feita no prédio, bem como gerir o hotel daqui pra frente. Fizemos reforma estrutural, no telhado, elétrica, acabamentos e pintura, além de resgatarmos o passado através da colocação de móveis antigos de um antiquário que possuímos no Mercado Público de Pelotas. Tudo foi organizado com muito carinho e cuidado”, explica Sandra.

A administradora do Hostel 182 diz que o local ganhou uma dose de oxigênio. “Estamos honrando o projeto do ‘Vô Quiqui’. Depois de cerca de 15 anos de inoperância do hotel e idas e vindas do empreendimento com a família Cunha, o resgatamos. Para os íntimos e saudosos conhecedores da história sempre será o Hotel Brasil”, enfatiza.

Entrada do hotel contém móveis de época em estilo rústico

INSTALAÇÕES – O Hostel 182 já está de portas abertas e recebendo reservas através do telefone (53) 99241-5853. O prédio conta com oito quartos e capacidade para hospedagem de 24 pessoas, através de acomodações compartilhadas, individuais e suítes. Na decoração, conforme falado anteriormente, o 182 conta com móveis antigos e cores vibrantes para contrastar com o marrom da madeira. Seguindo algumas comodidades atuais, o hotel conta com internet wifi, tv a cabo e Netflix, com tarifas flexíveis, que variam entre R$ 80 e R$ 250. “Brincamos que o jargão do Hostel 182 é: se você quer descansar dos compromissos, fugir do estresse e ‘fazer nada’, vem pra cá com a gente”, concluiu a administradora, convidando à todos para uma visita ao Hostel.

Quartos possuem mobílias antigas como resgate histórico

O HOTEL BRASIL – A família Cunha começou o empreendimento na Cidade do Castelo através de uma barbearia. Ataliba Cunha, um negro alforriado e barbeiro desde 1918, após ter lutado na guerra de 1923, mudou-se para Pedras Altas em 1926 onde estabeleceu sua barbearia e, por influência de formadores de opinião da época, inclusive o diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil, começou a ampliar os negócios com um restaurante para atender os viajantes e, na sequência, um Hotel, para os que pernoitassem na Vila. Junto com a esposa Felicinda, tocaram os negócios até o ano de 1977, quando faleceu com 103 anos.

Depois disso, o Hotel Brasil passou por arrendamentos até que o neto caçula, Giovanni Cunha, em 1997, resolveu aventurar-se por Pedras Altas e retomar as operações do saudoso Hotel Brasil. Após se mudar para a cidade, investiu esforços para reformar e adequar o prédio às necessidades da época e receber os turistas que chegavam para visitar o lendário Castelo Medieval de Assis Brasil. Giovanni permaneceu na cidade e na administração do hotel até 2004, mas com o falecimento do pai, precisou se afastar das atividades e mais uma vez o prédio para instalação de outras atividades.

 

Em uma publicação antiga de Pedras Altas, uma fotografia da fachada do antigo Hotel Brasil e a descrição: “Na calçada do Hotel Brasil, palestram os Srs. Ataliba Cunha (Quiqui), um cidadão não identificado, Oriocildo Rodrigues, José Dias e João Baptista Bonini”. Fotografia de 1952 Foto: Reprodução TP

Comentários do Facebook