ESCOLA DE CIDADANIA

BM de Pinheiro Machado forma 24 novos soldados mirins

Solenidade foi no fim da tarde desta terça-feira (15), na quadra do Pelotão local

Brigada Militar formou 24 novos soldados mirins

Brigada Militar formou 24 novos soldados mirins Foto: J. André TP

Autoridades, familiares e amigos se emocionaram na tarde desta terça-feira (15), quando 24 meninos e meninas da comunidade pinheirense se formaram como soldados mirins da Brigada Militar. A solenidade foi na quadra anexa ao quartel da BM na cidade.

Solenidade reuniu alunos, pais e autoridades

Solenidade reuniu alunos, pais e autoridades

A formatura dos soldados faz parte do projeto Pelotão Mirim, desenvolvimento pela Brigada Militar em vários municípios do Estado. Segundo o comandante do 5º Pelotão de Pinheiro Machado, 1º sargento André Madruga, o objetivo do programa é formar multiplicadores de boas atitudes, com noções de respeito, organização, patriotismo, baseadas em hierarquia e disciplina, que ajudam no desenvolvimento físico, psíquico e moral do futuro cidadão. Em Pinheiro Machado esta é a segunda turma, sendo que o projeto iniciou em 2016.

O prefeito Zé Antônio, que esteve na solenidade, lamenta que o projeto não possa atingir a todas as crianças do município. “É algo fantástico. Se pudéssemos colocar todas elas neste tipo de formação seria o ideal. Aqui eles aprendem cidadania, senso de responsabilidade e disciplina”, assinalou o prefeito.

Autoridades premiaram os soldados mirins destaques

Autoridades premiaram os soldados mirins destaques

Já o juiz de Direito, que assumiu há pouco a Comarca local, Thiago Dias da Cunha, fez uma reflexão, dizendo que muitas vezes a sociedade cobra uma postura punitiva do Judiciário em relação a delinquência, porém este tipo de projeto evita que a punição aconteça. “Claro que quando há atos que merecem punição nós o fizemos, mas não adianta apenas punir, pois aí se ataca apenas as consequências e não as causas. É preciso dar exemplos e educar e este projeto faz este trabalho de prevenção”, assinala, lembrando que o jovem integrante do Pelotão Mirim se sente parte da Brigada Militar e com isso desenvolve um senso de responsabilidade.

O presidente da Câmara Jaime Lucas e os vereadores Renato Rodrigues e Cabo Adão também prestigiaram o evento.

Embora não presente na solenidade por atender outras localidades, o nome do promotor local Adoniran Lemos Almeida Filho foi lembrando pelo sargento André, que fez questão de agradecer também a parceria do Ministério Público para com o projeto.

Soldado mirim Flávia afirma que aprendizagem vai ser levada para a vida toda

Soldado mirim Flávia afirma que aprendizagem vai ser levada para a vida toda

FORMATURA – Na solenidade, onde os integrantes passaram de alunos a soldados mirins, se formaram 24 crianças com idades entre 9 e 12 anos (ver nomes no quadro).

Cada um deles recebeu pelas mãos do padrinho ou madrinha a sutache – tira que é colocada no bolso dos uniformes militares, onde consta o nome de guerra do soldado.

Em conversa com o TP, a formanda Flávia Rodrigues da Silva, de 12 anos, não escondia o orgulho de fazer parte do Pelotão Mirim. “Aqui se aprende valores como respeito, organização e disciplina, os quais vou levar para o resto da vida”, disse.

Os terceiros sargentos Bicca, Lucas, Martins e Dias, que compunham o Pelotão anterior foram selecionados para auxiliar os ingressantes no atual Pelotão.

Para o instrutor do projeto, sargento Seixas, o Pelotão Mirim ajuda a preparar o cidadão para a vida. “Estas crianças com certeza terão mais capacidade de tomar decisões certas diante das dificuldades que a vida nos impõe”, avalia, lembrando que o projeto possui um quadro de profissionais multidisciplinar, como psicólogo e professores, além dos brigadianos.

O instrutor cumprimentou um a um dos formandos

O instrutor cumprimentou um a um dos formandos

O comandante André destacou em seu discurso, que os soldados mirins representam esperança no futuro. “É uma felicidade imensa podermos estar aqui neste momento”, afirmou, lembrando que muitas pessoas colaboram com o projeto de forma voluntária.

 

 

 

 

Novos soldados mirins

* Alice do Espírito Santo Rodrigues
* Antonia Gallo da Silva
* Arthur Vaz Leivas
* Betina Dias Henrique
* Betina Freitas Garcia
* Camili da Rosa Martins
* Diogo Bealvo Machado
* Flavia Rodrigues da Silva
* Guilherme Morais dos Santos
* Hiago Garcia de Alvarenga
* Huan Jaci de Oliveira da Rosa
* Iarlei Messa Baldez
* Kauã Vitor Feijó Teixeira
* Kauha Quadrado Vargas
* Keyla da Fontoura Farias
* Letícia da Luz Goulart
* Luna Peroba Madruga
* Natani Santos Correa
* Otávio da Feira Rodrigues
* Raissa Martins Kaist
* Renan Ferreira da Silva
* Ronivon Madruga Rosa
* Stefhany da Rosa dos Santos
* Thalisson Sena Borba

Comentários do Facebook