BELEZA PINHEIRENSE

Conhecidas as soberanas da 36ª edição da Feovelha

O evento acontece de 30 de janeiro a 2 de fevereiro no Parque Charrua

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A noite deste domingo (24) foi de despedida para a rainha Amanda Gonçalves e as princesas, Tauana Vargas e Karina Morales e boas-vindas para as escolhidas da 36ª edição do evento. Foto: Gislene Farion TP

Kira Peroba, Raquel Moraes e Thalyra Azambuja foram escolhidas, na noite deste domingo (24), as soberanas da 36ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). A etapa de entrevistas e o tradicional desfile aconteceu no Clube Comercial de Pinheiro Machado, que também foi o responsável pela organização do evento.

Além de boas-vindas para a nova corte, o clima foi de despedida para a rainha Amanda Gonçalves e as princesas, Tauana Vargas e Karina Morales – que já divulgavam a feira há três anos. Para 2020, sete meninas concorreram ao título de soberanas. Junto ao trio vencedor, Antônia Baez, Cecília Farias, Flávia Garcia e Raquel Xavier também participaram e contribuíram para a realização de uma bela noite, com música ao vivo a cargo de Rapha e Banda e animação das torcidas.

Sete candidatas participaram de entrevista e desfile para escolha da corte

A convite da diretoria do Clube Comercial, fizeram parte do corpo de jurados o vice-prefeito Jackson Cabral; Paulo Roberto Alves, da Junta Governativa do Sindicato Rural; José Pedro de Oliveira, representando o comércio local; Amanda Gonçalves, avaliadora de concursos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e atual rainha da Feovelha; Yara Goulart, formada pela Agência Gaúcha de Modelos (AGM) e organizadora dos concursos Top Estudantil e soberana do Canto Moleque de Candiota; e Raíssa Vargas, coordenadora de Comunicação da Prefeitura de Candiota, soberana do Canto Moleque de 2012 e organizadora do mesmo concurso.

Em conversa com o TP, Paulo Roberto Alves, o Paulinho, falou sobre as etapas da escolha e a importância da Feovelha poder contar com uma corte. Para ele, as entrevistas são fundamentais para o corpo de jurados decidir quem são as vencedoras. “Muito mais que a beleza, tivemos o cuidado em analisar a questão do conhecimento das candidatas. Para representar um evento dessa magnitude, como é de fato a Feovelha, elas precisavam saber informações básicas como quem é o responsável pela organização, data, local e edição. Também abordamos a questão da culinária – carne de ovelha, azeite e vitivinicultura que são marcantes na nossa região e ainda procuramos saber se estavam a par do importante trabalho que a Comissão Jovem vem fazendo dentro do Sindicato Rural”, disse.

Segundo ele, na oportunidade, já foi solicitado que as candidatas fizessem uma espécie de convite para alguma autoridade ou em um veículo de comunicação – destacando que essa é a principal tarefa da corte. Conhecimentos básicos sobre a história do município, o que há de atividades e as principais fontes do setor primário também foram requisitos para as meninas serem classificadas. “Acredito que foi escolhido um grupo bem interessante e agora vem o trabalho de nivelar esse discurso entre elas para que a divulgação seja um sucesso e que possamos ver o resultado com um excelente público no Parque Charrua”, destacou Paulinho.

Corte 2020, composta por Kira Peroba, Raquel Moraes e Thalyra Azambuja, será responsável pela divulgação do evento

Para a reportagem, a jovem de 18 anos, Kira Peroba, escolhida rainha da 36º edição, disse estar preparada para o desafio. “Fiquei bastante nervosa durante a entrevista, mas depois deu tudo certo. Estou muito feliz com o título, em poder representar a minha cidade e a Feovelha e me coloco totalmente à disposição para isso”, contou.

A Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) acontece de 30 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020 e marca o início da retomada nos antigos moldes. O Sindicato Rural trabalha para o fechamento da programação e tão logo dar início à divulgação oficial. Neste ano, a etapa local do Rodeio Universitário, sob responsabilidade do Piquete À Moda Antiga, também acontece na mesma data e promete movimentar ainda mais o Parque Charrua.

Pinheirense é escolhida baronesa da Fenadoce 2020

Drielli Rosa integra o trio de baronesas da Fenadoce 2020 Foto: Rafael Takaki/Especial TP

Por falar em eventos tradicionais da região, a Feira Nacional do Doce (Fenadoce) de 2020 vai contar com a participação ativa de uma pinheirense. Drielli da Rosa Lacerda foi escolhida, na última quinta-feira (21), para integrar o trio de baronesas da 28ª edição do evento. Taila Freitas Xavier e Julia Eisenhardt de Mello completam a corte. É a primeira vez que duas negras são escolhidas para divulgar o evento na mesma edição.

Drielli acabou sendo a primeira classificada entre as 10 finalistas. A região esteve mobilizada nas últimas semanas e garantiu o resultado na fase de votação popular através do Facebook: 3,9 mil curtidas colocaram Drielli em uma posição de destaque para a etapa decisiva. Este ano o concurso fez mudanças ao eleger três baronesas, e não mais rainha e princesas, com o objetivo de trabalhar uma retomada da história de Pelotas e de seu patrimônio cultural. As três baronesas são o símbolo da Fenadoce, mas também da cidade de Pelotas e de toda sua tradição.

Em uma rede social, a pinheirense registrou o acontecimento e agradeceu o apoio que recebeu durante o concurso. “É difícil falar sobre este momento e não encher os olhos de lágrimas, meu coração está transbordando de felicidade, que honra poder representar Pelotas e a sua doce história. Agradeço a todos que me incentivaram, me apoiaram, a minha torcida presente e não presente, meus familiares, amigos, meus conterrâneos, todos vocês foram de extrema importância”, escreveu.
O evento, organizado anualmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas, está marcado para acontecer de 29 de maio a 14 de junho em Pelotas. A Fenadoce de 2019 recebeu 246 mil visitantes e contabilizou um volume de mais de 1,3 milhão de doces vendidos.

Comentários do Facebook