EDUCAÇÃO

Curtas produzidos por alunos de Candiota serão exibidos pela escola Jerônimo

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Os alunos produzem desde os filmes até as capas para divulgação Foto: Divulgação TP

Tem início na próxima segunda-feira (18) mais uma edição do projeto “Curta os Clássicos” da Escola Jerônimo Mércio da Sil­veira. Até a quarta-feira (20), em dois turnos, o Centro Cultural de Candiota será o local onde a comunidade vai poder assistir o lançamento dos curtas-metragens produzidos pelos alunos do Ensino Médio. A proposta é ofertada aos discentes desde 2013 e mais de 70 filmes já foram produzidos.

Movidas pela intenção de fomentar a autonomia dos alunos, as professoras da área de Linguagens, Sônia Marques, Zenaide Montes e Mandi Bustamente, mediaram os trabalhos implantando o projeto que é fruto de pesquisas e práticas de ambos os turnos da escola, respaldados pelo cunho pedagógico e apoiados pela equipe diretiva.

Conforme explica o trio, entusiasmado às vésperas de mais uma estreia, os alunos fazem releituras das obras – tendo assim a oportunidade de criar, inventar, adequar e estabelecer um exercício de criatividade, participação e autoria. “Sabe-se que o incentivo à leitura precisa fazer parte do co­tidiano escolar como fator imprescindível, pois além de contribuir para a formação de um hábito saudável, contribui para aumento do vocabulário e melhora a expressão tan­to escrita como oral. Partindo da leitura, eles produzem os curtas-metragens e se envolvem diretamente em atividades onde é estimulado o protagonismo juvenil”, explicaram.

Ainda segundo as coordenadoras, propondo esse tipo de atividade, a escola contribui e oferece meios para que os jovens desenvolvam suas potencialidades e se sin­tam agentes dos processos de transformação do espaço onde vivem. Ao todo, 29 produ­ções serão lançadas ao longo dos três dias de atividades. Pela manhã, os filmes serão exibidos a partir das 8h30 e à noite, às 19h. A entrada é livre para o público em geral.

Comentários do Facebook