PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Em Pinheiro Machado, continuação da obra no antigo Hotel da Luz aguarda por licitação

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A primeira parte da obra, a retirada do telhado, já foi realizada pela equipe Foto: Divulgação TP

Depois da verdadeira força-tarefa que o Po­der Executivo e Le­gislativo de Pinheiro Macha­do fizeram para dar início à revitalização do antigo Hotel da Luz, a realidade é de uma obra completamente parada. Nesta terça-feira (19), em contato com o chefe de gabinete, Marcelo Mesko, o TP apurou as causas para a atual situação.

Conforme explicou, o impasse se dá apenas pela espera dos trâmites burocrá­ticos para aquisição de ma­teriais de construção. “Lan­çamos um edital onde não tivemos empresas inscritas e agora vamos providenciar um novo para que ocorra outra tentativa licitação, o processo é esse”, lamentou Marcelo.

Para a reportagem, o engenheiro da Prefeitura, Bernardo Borges, contou que os últimos reparos fo­ram feitos ainda no mês de dezembro. “A próxima etapa é a reconstrução do madeira­mento do telhado, execução das calhas e colocação das telhas”, disse.

Atualmente, na es­pera pela continuação da obra, o prédio histórico está totalmente descoberto. Em função disso, a reportagem questionou o responsável so­bre os danos – ainda maiores – que o local pode apresentar com toda essa espera. “O interior já estava danificado por uma parte da área já estar descoberta há algum tempo, o certo é que o quanto antes fecharmos melhor será para a conservação”.

Segundo Bernardo, todos os esforços estão sen­do feitos para dar continui­dade ao trabalho. “Devido ao valor dos materiais ne­cessários precisamos dessa licitação, então assim que chegar os insumos o serviço vai ser retomado e continu­amos trabalhando para que isso ocorra o mais rápido possível”, informou.

RELEMBRE Em agosto de 2018, durante sessão ordinária, o presidente do Legislativo na época, Jaime Lucas (MDB), anunciou que o início da revitalização do antigo prédio do Hotel da Luz estaria prestes a começar.

Na oportunidade, Jai­me ressaltou o momento em que Executivo, Legislativo e as forças vivas do município uniram-se para reerguer o patrimônio histórico. “Esse é um trabalho que vem sendo idealizado há muito tempo com firmeza e transparência entre todas as partes envol­vidas. A Câmara está sendo apenas o instrumento de aproximação da sociedade organizada para que esse projeto saia do papel e o prédio ao lado seja recons­truído”, salientou.

O trio responsável pela obra, cedidos pela Se­cretaria de Obras, recebeu orientações de um profis­sional para trabalhar no processo de restauração do local, que teve início em se­tembro. Fruto de economias, o Legislativo dispõe de R$ 300 mil para o projeto.

Comentários do Facebook