FESTEJOS FARROUPILHAS

Encenação da Batalha do Seival emociona gauchada durante evento de entrega da centelha à 18ª RT em Candiota

Evento aconteceu na manhã deste domingo (1º) no Marco do Seival Foto: J. André TP

Centenas de gaúchos e gaúchas de todas as ida­des se emocionaram na manhã deste domingo (1º de setembro), às margens da BR-293, km 146, em Candiota, durante o evento que marcou a distribuição da Centelha Farroupilha 2019 para os 12 municípios que compõem a 18ª Região Tradicionalista (RT) – Aceguá, Bagé, Can­diota, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Hulha Negra, Lavras do Sul, Rosário do Sul, San­tana da Boa Vista, Santana do Livramento, Santa Margarida do Sul e São Gabriel.

Prefeito Adriano dos Santos se disse extremamente orgulhoso pela realização do ato Foto: J. André TP

Com um dia ensola­rado e temperatura amena, foi encenado sob a direção de Rinaldo Souto, a Batalha do Seival, justamente no local onde há um marco que lembra a epopéia farroupilha. Região onde em 11 de setembro de 1836, o general farra­po Antônio de Souza Neto, após derrotar nos campos dos Menezes, em sangrenta batalha as forças imperiais no dia anterior, proclamou a República Rio-grandense,– na época Bagé e hoje município de Candiota.

Cerca de 30 atores amadores, essencialmente de Candiota, encenaram no lom­bo do cavalo, durante aproximadamente de 30 minutos, uma das escaramuças mais famosas da Guerra Farroupi­lha. Muitos não contiveram as lágrimas, quando o ator que representava o general Neto, proclamou a nova república.

CENTELHA Após, reunidos em frente ao Marco do Seival, foi realizado o ato de fusão das centelhas do Rio Grande do Sul com a da 18ª RT. A centelha do Estado foi gerada em Tenente Portela no último dia 17 de agosto e a da RT em Caçapava do Sul, no dia 24, tendo sido trazida para Candiota pelos integrantes da Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC). Ela chegou exatamente na manhã deste domingo (1º).

Candiota é a responsável pela distribuição da chama para os 12 municípios da 18ª RT Foto: J. André TP

Para a coordenadora da 18ª RT, Paula Oliva, a emo­ção foi muito grande. “Eu não tinha dúvidas que este seria um momento impactante. Foi assim, a pata de cavalo que nasceu o nosso orgulho de ser gaúcho. Não comemoramos e cultivamos uma guerra, mas sim os seus ideais. Vamos levar uma bela recordação daqui hoje”, disse.

O prefeito de Dom Pe­drito, Mário Augusto Freire, fez um discurso emocionado, lembrando que tinha sido naqueles campos que havia sido plantada a semente da história gaúcha. “Ainda hoje precisamos lutar pela descen­tralização do poder central. A luta dos farrapos ainda não terminou”, traçou paralelo. Também o prefeito pedriten­se – que preside a Associação dos Municípios do Pampa Gaúcho (antiga Assudoeste) se dirigiu ao prefeito de Can­diota, Adriano dos Santos, o parabenizando pelo evento. “Uma gestão não se constrói apenas com grandes obras, tijolo, cimento e ferro. É uma honra termos em nossa asso­ciação um prefeito com tama­nha sensibilidade”, afirmou.

À frente da organi­zação do evento, juntamente com a coordenadora munici­pal de Tradicionalismo, Júlia Azambuja, o secretário de Cultura de Candiota, Sérgio Marques, fez uma série de agradecimentos, enumerando desde as demais secretarias do governo, como o Turismo e a Obras, passando por pessoas e pelas entidades tradiciona­listas, além da carta branca dada há um ano pelo prefeito Adriano. “Vimos a ence­nação de uma batalha agora pouco, mas organizar tudo isso também foi uma grande batalha e só foi vencida pela participação e empenho de muita gente”, destacou.

Público tradicionalista prestigiou em massa o evento neste domingo (1º) Foto: J. André TP

Visivelmente emo­cionado, o prefeito Adriano assinalou que estava com um imenso orgulho em seu cora­ção naquele dia, assinalando que todos os tradicionalistas estavam se sentindo parte de tudo aquilo. “Que hoje fique marcado mais ainda como um dia de fortalecimento ao nosso amor ao Rio Grande e ao tradicionalismo”, resumiu, além de também agradecer à equipe de governo, mas especialmente aos integrantes da ACC.

A banda do 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (BCMec) de Bagé abrilhantou o evento entoando os hinos brasileiro e rio-grandense. Durante a solenidade, foram feitas diversas homenagens à entidades tradicionalistas e a cavaleira santanense Tânia Lemes, de 70 anos, recebendo todos uma peça produzida pelos ceramistas de Candiota.

Após no evento, os presentes almoçaram sob um lonão montado pelo res­taurante candiotense Global, assistindo ao show do grupo de Candiota De pouca prosa.

BUSCA Já no domingo, além de Candiota, os muni­cípios de Caçapava, Santa Margarida, Dom Pedrito e Santana da Boa Vista colhe­ram a centelha, levando-a aos seus municípios para dar início aos festejos far­roupilhas de 2019. Até o dia 10 de setembro, as demais cidades que compõem a 18ª RT virão ao Marco do Sei­val, onde a chama está acesa e há uma ronda permanente no local.

Comentários do Facebook