DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Fepam pode liberar em 15 dias licença de indústria de fosfato para Lavras do Sul

Comitiva apresenta projeto Fosfato Três Estradas ao governador Eduardo Leite

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Governador recebe prefeito de Lavras do Sul e representantes da Águia Fertilizantes Foto: Gustavo Mansur/Especial TP

No dia 23 de julho, no Pálacio Piratini, em Porto Alegre, o governador Eduardo Leite recebeu representantes e diretores da Águia Fertilizantes S.A e da Águia Resources para conhecer o projeto Fosfato Três Estradas e manifestar o interesse do Estado no empreendimento. A reunião trouxe boas notícias à Lavras do Sul, que aguarda ansiosa a liberação da licença prévia para exploração do fosfato na cidade.

De acordo com Leite, a superação da crise nas finanças do Rio Grande do Sul depende de investimentos no setor privado, e por isso o governo deseja estimular projetos como o de mineração de fosfato. O governador ressaltou, entretanto, que é importante estar sempre atento à correta exploração de recursos naturais, mantendo um cuidado constante com o meio ambiente. Após assistir a um vídeo sobre o empreendimento, o governador se disse satisfeito com os detalhes apresentados.

Representação gráfica da indústria em Lavras do Sul Foto: Divulgação TP

O secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, disse que o projeto é prioridade para a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (Fepam), que promete emitir a Licença Prévia (LP) em até 15 dias, pós receber os estudos complementares previamente exigidos pela entidade. No dia 7 deste mês, 17 questionamentos foram feitos pela entidade com o prazo de três meses para respostas, porém, a empresa esta emprenhada em entregar nos próximos dias o documento, afim de agilizar o processo.

Acompanharam também a reunião, o diretor técnico da Águia Ferilizantes S.A., Fernando Tallarico, e os membros do Conselho Administrativo da Águia Resources, Christiane McGrath, Jonathon Guinness e David Shearwood. Assim como o Secretário Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, os deputados Luís Augusto Lara, presidente da Assembleia Legislativa, e Luiz Marenco, e o Prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes.

Conforme relata o gestor municipal, a expectativa da população é grande, a mesma que se prepara para uma nova realidade projetada através do desenvolvimento do empreendimento. Estima-se que durante a fase de implantação das obras serão mobilizadas cerca de 700 pessoas para trabalhos temporários, e que para cada emprego direto, gera-se três indiretos, somando um montante de mais de dois mil pessoas beneficiadas. Após a fase de construção, inicia-se a fase de operação que deverá utilizar em torno de 350 trabalhadores permanentes. Este cenário se concretizado deve elevar a economia do município de menos de 8 mil moradores, como também da região. “Hoje vejo as pousadas se ampliando e se multiplicando na cidade, além dos setores de gastronomia e imobiliário, que terá um acréscimo de clientela”, festeja. Prestes afirma que uma das primeiras medidas foi em relação à qualificação da mão de obra, que busca apresentar à comunidade cursos profissionalizantes e de treinamento para capacitar para as novas atividades que surgirão a partir da mineração. “Vamos qualificar gente e estimular empresários para investirem em Lavras, apresentando condições para aqueles que tenham vontade e interesse em entrar nesse processo, possam ter todo apoio da administração municipal”, afirma.

Comentários do Facebook