SAÚDE

Instalada a primeira academia ao ar livre em Pinheiro Machado

A execução do projeto foi possível através de uma parceria com a Votorantim Cimentos

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Cinco equipamentos foram instalados na Praça de Esportes Álvaro Chaves Foto: Gislene Farion

Após alguns dias de trabalho da equipe da Secretaria de Obras, na tarde desta quarta-feira (20), foi concluída a obra de instalação da primeira academia ao ar livre em Pinheiro Machado. Ao todo, cinco equipamentos foram instalados na Praça de Es­portes Álvaro Chaves e já podem ser utilizados pela comunidade.

Para a reportagem, o prefeito Zé Antônio contou como foi possível, depois de tanto tempo com os equipa­mentos adquiridos, executar o projeto. “Tínhamos os equipamentos e a mão-de­-obra, onde quem prestou o serviço foram os mesmos funcionários que estão fa­zendo a revitalização do Hotel da Luz e aguardando pelo processo licitatório para continuar lá. A partir disso, firmamos uma parceria com a Votorantim Cimentos que nos possibilitou, finalmente, a instalação da academia”, disse.

Em outra oportuni­dade, há alguns meses, em conversa com o Secretário de Obras, Rui Sérgio Duarte, o TP apurou que a intenção era que a instalação dos equipamentos fosse feita na área onde antigamente ficava o zoológico da cida­de – o que não aconteceu. A academia foi instalada ao lado da quadra, próximo aos banheiros. Questionado sobre a mudança, o prefeito explicou que já existem outros planos para o local.

“De início pensamos isso, mas depois entende­mos que podemos usufruir daquele espaço para outro tipo de negócio – como pos­sibilitar a venda de produtos alimentícios, por exemplo. Deixamos tudo que é es­porte e lazer nesse lado da praça, pensando ser uma segurança para as crianças e tranquilidade para os pais por ter essa área cercada. Estamos estudando maneiras de aproveitar o outro lado da rua para outras atividades”, explicou.

O prefeito Zé Antônio comentou sobre as melhorias no local Foto: Gislene Farion TP

MELHORIAS – De acordo com o prefeito Zé Antônio, a expectativa é que o local receba toda a estrutura ade­quada para possibilitar es­paço para atividades físicas, brincadeiras e descanso da população pinheirense. “O próximo passo é providen­ciar mais iluminação, que também garante mais segu­rança para quem frequenta a praça. Já preparamos quatro pontos estratégicos para que seja colocado em breve”, disse.

Ainda segundo o gestor, a areia próximo aos brinquedos também deve ser trocada e o que falta de cer­camento na área. “Estamos aproveitando a parceria com a Votorantim para cuidar dos detalhes e deixar o espaço agradável. Para as crianças, a areia no entorno dos brin­quedos precisa ser mais fina, eles andam correndo por ali de pés descalços e isso vai ser adaptado para que fique mais agradável”.

OUTRO PROJETO – Con­forme lembrou, o projeto recém executado não é o mesmo da Academia de Saú­de. Aquele, somente iniciado na avenida Protásio Alves, na esquina da própria sede da Secretaria de Obras, tem uma proposta diferente.

“A instalação dos equipamentos da academia ao ar livre sempre foi pen­sado para esta praça. A outra academia é um projeto que visa o atendimento de pes­soas que praticam atividade física, como as caminhadas orientadas. A construção ainda inacabada deve ser destinada ao trabalho de profissionais para prestar esse serviço”, esclareceu.

HULHA NEGRA – A Prefei­tura de Hulha Negra também está agilizando a implan­tação de seis academias na sede e no interior do muni­cípio. Neste momento está sendo preparado o terreno para instalar uma delas na avenida Getúlio Vargas. Cada academia ao ar livre terá seis equipamentos.

Em Hulha serão seis academias. A primeira está sendo construída na avenida principal Foto: Joanes Araujo/Especial TP

Candiota e Pedras Altas já possuem este tipo de instalação.

Comentários do Facebook