Jogos emocionantes e disputados marcam as finais do Citadino Candiotense de Futsal

Como fez durante todo o campeonato, público lotou o ginásio nas finais neste domingo (5)

Como fez durante todo o campeonato, público lotou o ginásio nas finais neste domingo (5) Foto: J. André TP

Digno de jogos para a disputa de quem seria o campeão, as finais do Citadino Candiotense de Futsal 2017 levaram um grande público ao ginásio de Candiota na tarde e noite deste domingo (5).
Os jogos tiveram gols nos segundos finais, viradas espetaculares, prorrogação e pênaltis.
O campeonato iniciou no último dia 26 de setembro e reuniu 26 equipes nas categorias Feminino, Veterano, Prata e Ouro.

FEMININO – A categoria Feminina abriu os jogos finais, quando no jogo União e Barcelona, a vantagem era toda do União, que podia até perder de dois gols de diferença, que mesmo assim seria campeão. Contudo, a equipe garantiu o campeonato em alto estilo, vencendo o jogo por 4 a 2 e saindo campeã 2017 da categoria.

VETERANOS – A final da categoria foi feita entre as equipes do Garra Jovem e do Pinheiro Futsal. O Garra Jovem controlou bem o jogo e ao fim fez 5 a 3 para ser o campeão 2017.

PRATA – As equipes do La Coruña e do Pinheiro Futsal fizeram a partida mais emocionante das finais.
Faltando exatos 6 segundos e 44 centésimos para o fim o fim da partida, o La Coruña conseguiu o empate em 2 a 2, levando a partida para a prorrogação.
Já na segunda etapa do tempo extra, tudo se encaminhava para aos pênaltis e o jogo seguia empatado, só que em 4 a 4. Contudo, faltando 30 segundos para o fim, o árbitro da partida marcou uma falta polêmica contra o Pinheiro Futsal. Como era a sexta falta coletiva da equipe, pela regra do futsal, a cobrança foi direta e sem formação de barreira. Após muita discussão, a falta foi cobrada e o La Coruña fez 5 a 4 no placar.
Mas não era tudo. Também numa marcação polêmica e da mesma forma a sexta falta, o Pinheiro Futsal novamente empatou o jogo, faltando apenas 10 segundos para o término. O jogo foi decidido nas penalidades máximas, com vantagem para o Pinheiro Futsal, que venceu por 4 a 3, sagrando-se o grande campeão de 2017.

OURO – Jogo não menos disputado, a principal categoria do futsal candiotense também teve emoção até o final. Independente e Garra Jovem fizeram um jogo de muita imposição física e rapidez. Não houve durante o tempo normal nenhuma superioridade e por isso o jogo terminou empatado em 4 a 4
Na prorrogação, os detalhes fizeram a diferença e o Independente acabou vencendo a partida por 5 a 4 e se sagrou o campeão na categoria Ouro.

AVALIAÇÃO – O Citadino Candiotense de Futsal 2017 foi promovido pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura, tendo sido organizado pela Sesc de Bagé, com patrocínio do Banrisul e apoio da Net Maxx e do jornal Tribuna do Pampa.
O prefeito Adriano dos Santos fez questão de ao fim agradecer e parabenizar a todas as equipes, os atletas e também o público, que, lembrou ele, lotou o ginásio todas as noites. Também, Adriano frisou que a equipe da Secretaria de Cultura, mesmo reduzida, segundo ele, se desdobrou e conseguiu entregar um campeonato bem organizado e sem maiores problemas. “Aproveito para convidar a todos os desportistas e dirigentes para desde já pensarmos e organizarmos o campeonato de 2018, pois nosso governo é feito pela ação e o pensamento coletivo”, assinalou.
Para o secretário de Cultura, Fabiano Aquere, a avaliação é boa, sendo que, conforme ele, este foi um ano de aprendizado. Também, o secretário fez questão de parabenizar as equipes e os atletas, além do público, que além de lotar, em sua grande maioria, respeitou a orientação de não consumir bebida alcoólica no interior do ginásio. Fabiano lembrou ainda que o certame não registrou nenhum WO (equipe que não compareceu a um jogo). “Claro que houveram falhas, mas no geral avaliamos bem e vamos procurar melhorar para o próximo”, destaca.
O técnico de Esportes do Sesc Bagé, Patreze Garske, também avaliou de forma positiva o campeonato. Para ele houve um nível técnico muito bom, pois atletas não só de Candiota, mas toda a região disputam a competição. Também, ele avaliou satisfatoriamente a disciplina das equipes. “Não podemos deixar de elogiar também o público, que se fez presente em todas as partidas. Penso que a parceria entre a Prefeitura e o Sesc Bagé deu certo”, disse.

RESULTADOS FINAIS

Equipe União - campeã feminina

Equipe União – campeã Feminina Foto: Victória Ferreira/Especial TP

CATEGORIA FEMININA

Campeã: União
Vice-campeã: Corinthians
3º lugar: Barcelona
Goleadora: Simone (União) – 3 gols marcados
Defesa menos vazada: União e Corinthians
Equipe Disciplina: Barcelona (nenhum cartão)

 

Garra Jovem - campeão veteranos

Garra Jovem – campeão Veteranos Foto: J. André TP

 

CATEGORIA VETERANOS

Campeão: Garra Jovem
Vice-campeão: Pinheiro Futsal
3º lugar: Peñarol
Goleador: Gerson Barreto (Garra Jovem) – 19 gols
Defesa menos vazada: Pinheiro Futsal (17 gols)
Equipe Disciplina: Pinheiro Futsal

Pinheiro Futsal - campeão prata

Pinheiro Futsal – campeão Prata Foto: J. André TP

CATEGORIA PRATA

Campeão: Pinheiro Futsal
Vice-campeão: La Coruña
3º lugar: Tauras
Goleador: Alex Sandro (La Coruña)
Defesa menos vazada: Tauras (15 gols)
Equipe Disciplina: Aston Villa

 

 

 

Independente - campeão Ouro

Independente – campeão Ouro Foto: Victória Ferreira/Especial TP

CATEGORIA OURO

Campeão: Independente
Vice-campeão: Garra Jovem
3º lugar: Manchester
Goleador: Silvinho (Garra Jovem) – 16 gols
Defesa menos vazada: Independente (22 gols)
Equipe Disciplina: Garra Jovem

Comentários do Facebook