REGIÃO

Municípios se mobilizam em prol da Ponte do Rio Jaguarão

Autoridades se reuniram em Candiota Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

A situação complicada da Ponte sobre o Rio Jaguarão não é novidade para a população que faz seu uso. O projeto de revitalização da estrutura possui uma série de impasses que geraram atraso no início da obra na ponte. Já há algum tempo, o projeto se encontra na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), hoje em dia vinculada com a Secretaria de Agricultura e Pecuária.

Com as enxurradas que ocorreram no mês de janeiro, a situação da ponte foi agravada fato que levou a Prefeitura de Candiota a falar em interdição. Nesta semana, pensando em solucionar o problema, o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, reuniu-se com os prefeitos de Aceguá, Gehrard Martens, e de Hulha Negra, Renato Machado, na última terça-feira (5), para juntos, discutirem a pauta, visto ser uma ponte importante que liga os três municípios, além de ser utilizada pelo município de Pedras Altas para acesso a cidade de Bagé. Também estiveram presentes, o engenheiro da SDR, o técnico responsável pelo projeto e também o engenheiro do município, com a perspectiva de solucionar problemas técnicos e dar agilidade ao início da obra na ponte que liga os municípios de Aceguá, Hulha Negra, Candiota e também é usada por Pedras Altas para ter acesso a Bagé.

De acordo com o Prefeito de Candiota, esse é um momento importante de construção coletiva. “Conseguimos marcar para estarmos semana que vem em Porto Alegre, para ver o projeto já com alguns ajustes feitos pelos engenheiros, que farão a reformulação dos detalhes técnicos e finalmente poderemos dar início às obras”, contou.

PROJETO – Há um projeto para a construção de uma ponte de concreto no local, num convênio entre o então Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), agora extinto, e a SDR, com recursos da Caixa Econômica Federal. Em 2018 o projeto foi debatido, quando representantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) e o deputado estadual Fábio Branco (MDB) discutiram a construção da nova ponte em uma reunião na Assembleia Legislativa. Durante o encontro, agendado pela vereadora de Aceguá, Liziane Jardim (MDB), o presidente do Cideja e prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, entregou ao deputado um relatório fotográfico que aponta as condições da estrutura atual. Segundo informado, um processo licitatório foi realizado e a empresa que irá realizar a construção da nova ponte já está definida. No entanto, engenheiros da construtora, em comum acordo com técnicos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), identificaram a necessidade de alterações no projeto.

A reportagem do TP tentou contato via telefônico e email com a SDR, solicitando informações concretas sobre a situação atual do projeto, porém nenhum retorno ocorreu até o fechamento desta edição.

Comentários do Facebook