Papo de Redação 11/02/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

FOLADOR EM CANDIOTA 1
O assunto mais debatido nos bastidores da políti­ca candiotense neste momento é sobre qual será o futuro político do ex-prefeito Luiz Carlos Folador (2008-2016), que considera seriamente até em deixar o Partido dos Trabalhadores (PT) em breve. Folador jamais foi filiado a outro partido. O ex-prefeito ensaiou no ano passado uma pré-candidatura a presidente da República pelo PT, mas acabou desistindo da ideia, pois o partido bancou até o último momento legalmente possível a candidatura do ex­-presidente Lula (preso em Curitiba desde abril de 2018) e depois lançou o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, como substituto.

FOLADOR EM CANDIOTA 2
Folador (foto) já conversou com o prefeito Adriano dos Santos sobre o as­sunto, bem como com lideranças e com a direção do PT local. Ele promete, assim que tomar a decisão de forma definitiva, dar uma entrevista exclusiva ao TP para falar da questão.

BIBI É CONTRA 1
O líder do MDB na Câmara de Candiota, Fabrício Moraes, o Bibi, ligou para o TP e firmou posição contrária e veemente a qualquer tipo de acordo do partido em en­trar no governo municipal ou mesmo se aproximar para as eleições de 2020. O vereador não negou que houve um encontro entre lideranças do governo e do partido na última semana (sem a presença dele obviamente) – fato comentado aqui na coluna -, porém disse que um debate sobre aproximação não ocorre internamente no partido.

BIBI É CONTRA 2
Para ele seria ‘loucura política’ entrar no governo agora e disse ter orgulho de ter barrado a entrada lá em 2017, quando quase aconteceu um acerto. Para Bibi, o governo do prefeito Adriano dos Santos não é bom e o MDB defende outro tipo de gestão, muito diferente a do petista. Contudo, o parlamentar ressalvou que caso o partido decida pela aproximação, ele como voto venci­do terá que aceitar, processo que ele acredita que não aconteça. “O ex-presidente do partido disse que eu não acato decisão partidária, mas acato sim”, afirmou.

VISITA NO ATERRO
A coordenadora de Meio Ambiente de Candiota, Cristiane Ceschini, disse à coluna que diferente do afir­mado pelo representante da Meioeste na última edição do jornal, o órgão atendeu a um chamado da comunidade e não da empresa, quando realizou uma visita técnica ao aterro sanitário da Metade Sul, na última semana. “Chegamos lá de surpresa”, disse ela.

NÃO SE APRESENTOU EM CANDIOTA 1
O acusado de ter matado com um tiro no rosto a jovem portoalegrense Fernanda Justino Casado, 26 anos, acabou não se apresentando para prestar depoimento na Delegacia de Polícia de Candiota. O fato aconteceu na manhã do último dia 31 de janeiro, numa residência próxima ao centro de Candiota. Após uma discussão, o acusado deu o tiro em Fernanda. Ela foi removida com vida para a Santa Casa de Bagé, mas não resistiu e fa­leceu dois dias após o ocorrido.

NÃO SE APRESENTOU EM CANDIOTA 2
Conforme o policial que investiga o caso, o advo­gado do acusado marcou por duas ocasiões a apresenta­ção do cliente, entretanto agora diz ter perdido o contato com ele. O delegado Cristiano Ritta, que responde pela DP de Candiota, pediu outras diligências e pode solicitar em breve à Justiça, a prisão preventiva do acusado.

NÃO SE APRESENTOU EM CANDIOTA 3
O caso está sendo tratado como homicídio qua­lificado, com motivação torpe e sem chances de defesa da vítima. O feminicídio foi descartado, porque Fernanda não foi morta pela sua condição de mulher.

PONTE REFORMADA EM PEDRAS
A Prefeitura de Pedras Altas comemora a reforma de mais uma ponte do interior do município. Em parceria com os produtores rurais, ocorreu a reforma da ponte de madeira da estrada do antigo corredor, que liga a estrada municipal à entrada da estrada Santa Maria, passando pelas propriedades de João Garcia e Cabanha Paraísos. Os serviços foram executados pela Secretaria de Obras do município por meio do fornecimento de madeiras de rolamento, apoios e estacas fornecidas por um grupo de produtores da localidade. A nova ponte permite a amplia­ção da capacidade de carga.

CISTERNAS DO CIDEJA
Recentemente, o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, visitou o interior do município para acom­panhar a obra das Cisternas nas propriedades rurais. A visita contou com a participação de outros integrantes do governo candiotense e teve por finalidade também, explicar todo o processo da implantação das cisternas aos secretários da Hulha Negra. Da troca de experiên­cias, participou o frei Sérgio Görgen, do Instituto Padre Josimo, responsável pela execução do projeto. Segundo apurado pelo TP, Hulha Negra, que luta pelas questões relacionadas a água em razão do atual abastecimento às famílias ocorrer somente através de poços artesianos, estuda a implantação do projeto também no município.

SECRETÁRIO EM PINHEIRO 1
A nomeação do secretário de Agropecuária em Pinheiro Machado pelo prefeito Zé Antônio, o ex­-vereador Adroaldo Azambuja, o Dado (PDT), já gerou contrariedade. O vereador Ronaldo Madruga criticou nas redes a atitude. “Com todo o respeito aos gestores municipais, porém nomear mais um Secretário em época de crise é inadmissível. Nada contra o cidadão nomea­do. A atitude pode ser legal, porém um tanto imoral na minha opinião. Os funcionários a cada dia ficam mais revoltados, e com razão, não presenciam ações de aus­teridade. Meu repúdio a esta decisão, vai de encontro a economia anunciada. Vou cobrar políticas públicas, recursos, ações e planejamento na então Secretaria da Agropecuária”, escreveu.

SECRETÁRIO EM PINHEIRO 2
O prefeito Zé Antônio ficou neste caso entre a cruz e a espada, porque sofria muito pressão do setor primário, inclusive na própria Câmara de Vereadores, para que nomeasse um titular para a pasta, que estava sendo respondida por ele desde o início do seu mandato.

Comentários do Facebook