Papo de Redação 17/05/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

CARVÃO 1
Na última terça-feira, especialistas do setor carbonífero, lideranças empresariais e políticas parti­ciparam, em Porto Alegre, de um seminário promovido pela Sociedade de Engenharia do RS (SERGS). Na pauta, os novos aproveitamentos para o carvão mineral do Rio Grande do Sul, sobretudo a partir da indústria carboquímica.

CARVÃO 2
Na maior parte do tempo, as discussões estive­ram voltadas para o projeto da empresa Copelmi e da norte-americana Air Products, que planejam implantar uma mina e uma planta para produzir gás a partir do carvão em Eldorado do Sul, na região Carbonífera. O deputado estadual Fábio Branco (MDB), um dos painelistas na discussão sobre as diretrizes para a implantação do Polo Carboqumico do Estado, destacou a importância da região da Campanha nesse cenário e a vocação da região para a atividade de mineração.

CARVÃO 3
Na visão do deputado Fábio, a discussão sobre o Polo Carboquímico não pode ficar restrita a um único projeto. O Polo não pressupõe um, mas vários empre­endimentos. A Vamtec, empresa do Espirito Santo, tem interesse em produzir metanol a partir da gaseificação do carvão em Candiota. O empreendimento está na fase de captação de investidores.

CARVÃO 4
Estudos apresentados no seminário apontam o carvão continuará com fatia importante da matriz ener­gética mundial, pelo menos, até 2040. Para Fábio, esse é outro aspecto importante para a região, especialmen­te para a empresa Ouro Negro, que deverá participar de leilões ainda esse ano. Apesar da necessidade de incentivar a geração de energia a partir de fontes reno­váveis, as termelétricas são confiáveis e necessárias para suprir a demanda existente no Estado.

CARVÃO 5
Em reportagem desta edição, o diretor-presi­dente da Ouro Negro e ex-prefeito de Pedras Altas, Sílvio Marques Dias Neto, chama a atenção e pede exatamente o que o deputado Fábio Branco bancou no encontro acima. Contudo a região precisa se mobilizar e com urgência no sentido de sensibilizar o governo federal para uma política estruturante tendo o carvão como protagonista.

PTB DE CANDIOTA 1
Causou surpresa que o ex-vereador Juliano Corrêa não tenha sido eleito como presidente do PTB candiotense, conforme havia sido anunciado por diri­gentes e reproduzido aqui na coluna. O eleito foi o vice­-prefeito Gil Deison Pereira Em contato com Juliano, ele explicou à coluna que por orientação do jurídico do partido – já que Juliano está cotado para assumir uma diretoria na Companhia Riograndense de Mineração (CRM), que ele não presidisse o partido localmente, porque a nova Lei das Estatais veda que dirigentes partidários assumam postos nestas corporações.

PTB DE CANDIOTA 2
O partido realizou também cerca de 20 novas filiações. Entre elas a do ex-presidente do MDB, João Domingos Rodrigues, o Balaio, e do sindicalista Da­niel Santos, sendo que ambos são pré-candidatos a vereador.

ESTRADA EM HULHA
Pela segunda vez em poucos dias, uma pro­dutora rural de Hulha Negra reclama nas redes sociais de uma estrada na Sanga dos Vimes. Nas publicações, a produtora expôs que reparos foram realizados por conta própria. A coluna entrou em contato com o funcio­nário responsável pelas estradas, ligada a Secretaria de Obras, Luiz Augusto Dias, o Baixinho, que confir­mou as condições ruins da estrada, porém explicou que para a entrada de maquinários, há a necessidade da realização de podas na vegetação lateral e que a pasta aguarda liberação do setor de Meio Ambiente da Prefeitura.

COMPLEXO ASSIS BRASIL EM HULHA
Informações apuradas pela coluna apontam que ainda não está definida a compra do Complexo da Cooperativa Assis Brasil, em Hulha Negra. A estrutura, que abrange a área central do município, incluindo o ginásio municipal, foi a leilão e a Prefeitura entrou na disputa pela compra, efetuando uma proposta.

MOBILIZAÇÃO EM HULHA
A Prefeitura de Hulha Negra, através da Secre­tária de Assistência Social e Conselho Tutelar convida toda a comunidade a participar de um ato referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que será realizado nesta sexta-feira (17), a partir das 9h, no ginásio mu­nicipal. No encontro haverá a apresentação um vídeo com uma fala sobre o tema, seguido de uma caminhada na avenida Getúlio Vargas, principal da cidade. Toda a comunidade está convidada para participar e prestigiar.

BRINQUEDOTECA EM HULHA
Livros de várias formas, tamanhos e cores. A reportagem do TP acompanhou a exposição para a equipe do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Hulha Negra, de 400 livros adquiridos pela Secretaria de Assistência Social, que tem a frente Elisete Brasil. Os exemplares foram adquiridos, con­forme a secretária, com recursos do Primeira Infância Melhor (PIM Criança Feliz), vindos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e para a montagem de uma brinquedoteca nas dependências do Cras. Os livros ficarão à disposição das crianças integrantes dos projetos e filhos de participantes dos projetos sociais. Os exemplares também deverão ser utilizados pelas agentes do PIM Criança Feliz para leitura de leite du­rante as visitas às residências.

PENCA EM HULHA
O final de semana foi marcado por um esporte tradicional da região, a penca – corrida de cavalos em cancha reta, ocorrida na Trigolândia. Na foto, o atual proprietário do cavalo vencedor, Gavilã e o vice-prefeito Igor Canto – que era o proprietário da égua rosilha, com amigos comemorando a vitória. Conforme repas­sado ao TP, participaram cinco animais e a vitória da égua de Hulha Negra foi uma surpresa. Diferente do costume, ocorreram duas corridas, uma no sábado e outra no domingo, todas com resultado satisfatório. “A carreira foi uma forma de integrar moradores antigos do município”, disse o vice-prefeito. O evento também foi marcada por uma prova de tiro de laço.

Comentários do Facebook