Papo de Redação – 18/Out/2016

papoPALESTRA EM CANDIOTA
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Candiota realizou na noite da última quinta-feira, 14, uma palestra com o tema Empresas lucrativas em meio a crise. O palestrante foi o engenheiro de produção candiotense Éric Vitor, que atua como instrutor gerencial. O evento reuniu cerca de 30 empresários do município na sobreloja do Banco Brasil. Os dirigentes da CDL avaliam a atividade de forma positiva. Após a palestra, os presentes foram recepcionados com um coquetel.

INVESTIGAÇÃO EM PEDRAS ALTAS 1
O prefeito eleito de Pedras Altas, Bebeto Perdomo (PSB), que esteve na Redação do TP na última sexta-feira, 15, concedendo entrevista, se mostrou bastante tranquilo em relação a notícia veiculada pelo jornal de que a Polícia Federal estaria fazendo uma investigação sobre um possível crime eleitoral, sendo o objeto da denúncia feita pelo PSDB local, de que teria havido transferência ilegal de eleitores no período pré-eleitoral.

INVESTIGAÇÃO EM PEDRAS ALTAS 2
O prefeito eleito disse que não tem conhecimento do procedimento da Polícia Federal e do teor da denúncia, porém frisou que a transferência do seu domicílio eleitoral de Herval para Pedras Atas (vale lembrar que ele era vice-prefeito de Herval), foi feito devidamente dentro do prazo, de forma regular e aprovada pela Justiça Eleitoral. Tanto é, segundo ele, que sua candidatura foi deferida e ele venceu as eleições. De qualquer maneira, ele disse que os advogados dos partidos da coligação estarão atentos a questão.

INVESTIGAÇÃO EM PEDRAS ALTAS 3
No caso em específico é preciso atentar de que a situação ainda é bastante preliminar do ponto de vista jurídico, senão vejamos. Ao receber a denúncia do PSDB pedras-altense, o Ministério Público Eleitoral (MPE) da Comarca de Pinheiro Machado pediu para que a Polícia Federal (PF) investigasse, pois é esta polícia quem investiga possíveis crimes eleitorais no Brasil. Após concluída a investigação, a PF irá remeter este material ao MPE, que de posse irá decidir se oferece ou não a denúncia à Justiça Eleitoral e pode até pedir investigações complementares se julgar necessário. Caso decida denunciar, o juiz eleitoral resolve se aceita ou não a denúncia do MPE. Caso sim, é neste momento que se instala um processo. Apenas a partir daí, que efetivamente se tem algo na esfera judicial. Portanto agora, o que se tem é uma investigação tão somente, que visa auferir indícios ou não de crime.

TERMINAL FLORESTAL
O empresário paulista e pinheirense Luiz Eduardo Batalha almoçou na última sexta-feira, 15, com o governador José Ivo Sartori, em Porto Alegre. Na oportunidade o assunto foi a instalação de um Terminal Florestal no Porto de Rio Grande com vistas ao embarque para a Europa dos pellets que serão produzidos pela futura indústria que o empresário e fundos de pensão ingleses pretendem instalar em Pinheiro Machado. Participaram do encontro também os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Fábio Branco e Ernani Polo, além do superintendente do Porto de Rio Grande, Janir Branco.

IMÓVEIS DA CRM 1
No último dia 5 de outubro, o presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Edivilson Brum, assinou a Instrução de Serviço (IS) nº 26/2016, que indica claramente a possibilidade de venda de imóveis da estatal. Segundo recente reportagem do jornal Correio do Povo, a venda deste patrimônio faz parte de um processo articulado no governo, que prevê o envio a Assembleia Legislativa de dois projetos – um que possibilita a venda de áreas públicas do Estado (que se encaixa no que prevê a IS nº 26) e outro para a venda das próprias estatais. Ambos tem objetivo claro de fazer caixa, já que o Estado passa por séria dificuldades financeiras, inclusive parcelando os salários dos servidores e não tendo certeza de que terá recursos para o pagamento do 13º salário do funcionalismo estadual.

IMÓVEIS DA CRM 2
Conforme a instrução, o funcionário de carreira da CRM, Paulo Cesar Wisniewski Nunes, fica designado a efetuar um levantamento de imóveis que atualmente não estão sendo utilizados pela Companhia para atividades funcionais, objetivando futura alienação, mediante a observância de procedimento licitatório. O levantamento, de acordo com a IS, deverá apresentar uma estimativa de valor de mercado dos imóveis. O trabalho deverá estar pronto em 60 dias, ou seja, tem prazo até 5 de dezembro para ser concluído.

IMÓVEIS DA CRM 3
O TP questionou a CRM sobre a Instrução de Serviço (IS). Segundo nota enviada pela assessoria de comunicação da estatal, a diretoria CRM informa que a IS se refere a áreas de terras que a empresa possui principalmente em Minas do Leão e que atualmente encontram-se inservíveis para a companhia e que poderão sofrer alienação, dependendo de cada caso. Conforme a CRM, no momento trata-se apenas de um levantamento.

SUBIU O TOM
A divulgação de uma nota em rede social e também em rádio do Sindicato dos Municipários de Candiota (Simca), criticando duramente a prefeitura sobre o não repasse do vale-alimentação no dia 15, demonstra uma elevação de tom no relacionamento entre representação dos funcionários e prefeitura que há muito não se via. Mais que isso, as abordagens, tanto de um lado como de outro, foi via divulgação de notas públicas, mostrando certa frieza e distanciamento mútuo.

Comentários do Facebook